São Carlos entra no mapa das águas urbanas: XVI ENAU e VI SRRU convocam soluções para cidades mais resilientes
- Comunicação ABRH
- há 12 horas
- 3 min de leitura
Comissão Organizadora já recebe trabalhos técnicos: prazo de submissão vai até 01/05/2026. Evento acontece de 21 a 25 de setembro.
Entre a expansão urbana acelerada e a emergência climática, as cidades brasileiras vivem um período em que a água deixou de ser um “tema setorial” e passou a definir rotinas, riscos e desigualdades, exigindo novos paradigmas de drenagem urbana sustentável, que integrem planejamento urbano, meio ambiente e adaptação climática. É nesse contexto que o XVI Encontro Nacional de Águas Urbanas (ENAU) e o VI Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos (SRRU) chegam a 2026 com o tema “Integração e Governança: Caminhos para a Sustentabilidade nas Águas Urbanas”, reunindo ciência, gestão pública, inovação e participação social para transformar conhecimento em ação.
A edição de 2026 será realizada em São Carlos (SP), de 21 a 25 de setembro de 2026, cidade reconhecida por sua vocação tecnológica e, ao mesmo tempo, marcada por desafios concretos na gestão hídrica urbana, um paradoxo que ajuda a ancorar os debates propostos pelo evento.

Trabalhos técnicos: da fronteira do conhecimento à solução aplicável
Para a Comissão Organizadora, a expectativa é que os trabalhos submetidos avancem na fronteira do conhecimento e, sobretudo, ajudem a enfrentar problemas cada vez mais complexos como a urbanização sem planejamento, pressão sobre infraestrutura de drenagem, degradação de cursos d’água e o agravamento de impactos associados a eventos extremos.
“Trata-se de um contexto marcado por desafios multifatoriais e complexos, que demandam abordagens integradas, baseadas na articulação entre infraestrutura verde, azul e cinza como estratégia para cidades mais resilientes e adaptadas”, destaca a Coordenação Geral do evento, Maria Clara Fava (UFSCar). A organização também espera uma presença forte de diferentes regiões do país, contemplando realidades locais, tanto no desenvolvimento de soluções tecnológicas quanto na análise de arranjos institucionais, processos decisórios e limitações administrativas que influenciam a gestão das águas urbanas.

Diversidade e método
Com mesas, palestras, sessões técnicas, oficinas e visitas técnicas, o XVI ENAU e o VI SRRU apostam na pluralidade como estratégia para elevar o impacto do encontro. A proposta é aproximar academia, gestores públicos, setor privado, comitês de bacia e sociedade civil, ampliando a circulação do conhecimento e a capacidade de implementação.
“A gestão das águas urbanas envolve comprometimento, capacidade de mudança e acesso ao conhecimento que não se restringem à academia”, reforça a coordenadora. A diversidade de olhares, segundo a organização, qualifica o debate ao permitir a troca de experiências de soluções já testadas e ao iluminar desafios ainda sem resposta.
Eventos extremos: atualizar critérios, respostas e planejamento
Com o aumento da frequência e da intensidade de chuvas e secas em áreas urbanas, o encontro também mira um ponto sensível: dimensionamento, resposta e atuação no manejo de águas pluviais. A programação pretende discutir metodologias e experiências práticas que reflitam a realidade brasileira e apoiem decisões mais robustas diante de cenários de risco.
Democratização do conhecimento: além dos muros da Universidade
O histórico de aproximação entre ciência e gestão pública é uma marca do ENAU e do SRRU. Nesta edição, a organização reforça ações de inclusão e formatos de comunicação voltados a ampliar o acesso ao debate, com participação de atores-chave em espaços centrais do evento, como mesas e palestras, e estímulo ao diálogo entre diferentes setores.
Temário: integração como eixo, governança como alavanca
Com debates alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o evento organiza sua chamada em torno de temas estruturantes para a sustentabilidade nas cidades.
Eixos do ENAU:
Governança, regulação e políticas públicas para o manejo das águas urbanas
Processos hidrológicos urbanos, modelagem e qualidade da água
Gestão de riscos, eventos extremos e adaptação climática
Soluções Baseadas na Natureza e infraestruturas sustentáveis no território urbano
Educação, formação e metodologias ativas no campo das águas urbanas
Eixos do SRRU:
Estudos de caso, metodologias e técnicas de revitalização de rios urbanos
Governança, políticas públicas e planejamento para revitalização de rios urbanos
Histórico de conflitos territoriais e transformações socioambientais em rios urbanos
Datas importantes (para já se programar)
Início do envio de trabalhos técnicos: 01/02/2026
Prazo final de submissão: 01/05/2026
Resultado da avaliação: 19/06/2026
Inscrições com desconto: até 20/07/2026
Envio de artigos corrigidos e inscrição de autores: até 20/07/2026
Evento: 21 a 25/09/2026
Atenção - Hotsite já está no ar
O hotsite do XVI ENAU e do VI SRRU já pode ser acessado no portal da ABRHidro, com páginas de temário, normas de submissão de trabalhos, programação preliminar e atualizações. A recomendação é acompanhar o site do evento desde já para planejar prazos, deslocamento e participação. Clique aqui!












Comentários