top of page
Vista aérea do rio

Institucional

Quem somos

A ABRHidro – Associação Brasileira de Recursos Hídricos é uma associação profissional, sem fins lucrativos, com o objetivo de congregar pessoas físicas e jurídicas e dedicar-se ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário. Foi fundada em 19 de outubro de 1977, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Até recentemente, principalmente em nosso País, a água era considerada um recurso natural renovável, em geral farto e abundante, e que poderia atender, sem restrições, a quase todas as necessidades que dele viessem a ser requeridas. Sua carência era sentida apenas nas regiões semi-áridas, fato considerado grave, mas natural. Entretanto, a partir da Conferência de Dublin, em janeiro de 1993, a água passou a ser considerada como um recurso finito e, sobretudo, vulnerável. A Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro vem acompanhando e participando do despertar da sociedade brasileira para este problema.

 

A entidade gera informações de apoio à tomada de decisão para a solução de questões setoriais e intersetoriais e contribui para o aperfeiçoamento da política nacional de Gestão das Águas, por intermédio da participação em diversas instâncias de decisão.

O Sistema Nacional de Recursos Hídricos

Formada inicialmente por engenheiros civis, ampliou seu quadro e ganhou a adesão de profissionais de diferentes setores da Água, como professores, técnicos e empresários para a criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Brasil, em 1997, onde está representada nos setores técnico e acadêmico. Atua também no Conselho Nacional de Recursos Hídricos  e nas respectivas Câmaras Técnicas. Igualmente, está representada em Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, bem como em diversos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Publicações

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos está comprometida com a produção e disseminação do conhecimento no domínio das ciências relacionadas à Água e à tecnologia. Atualmente, é uma das mais importantes editoras de livros técnicos sobre Recursos Hídricos no Brasil, com mais de 70 títulos publicados e, extensivamente, utilizados por professores universitários, profissionais e gestores públicos. Também são publicados livros em formato digital, distribuídos gratuitamente aos associados.

 

Desde 1978, ininterruptamente, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos publica a RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, ISSN 2318-0331, com abrangência internacional, indexada no SciELO (http://www.scielo.br/rbrh), Scopus, Web of Science, entre outros, com artigos de alto nível, concentrando grande parte da produção técnica e científica da comunidade brasileira do setor como fonte de consulta importante e de referência. A partir de 2017, os artigos têm sido publicados em Inglês, na plataforma do Scielo (http://www.scielo.br/rbrh), de forma contínua, reduzindo o tempo entre a submissão do manuscrito e a publicação dos artigos aceitos.

 

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos também publica, de forma contínua, a REGA – Revista de Gestão de Água da América Latina, periódico técnico-científico, em parceria com a GWP (Global Water Partnership). Esta publicação tem como objetivo disseminar e promover o intercâmbio de estudos e pesquisas desenvolvidos na América Latina na área de Gestão dos Recursos Hídricos.

 

A partir de 2012, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos aderiu à parceria com a APRH (Associação Portuguesa de Recursos Hídricos) para publicação do periódico internacional Revista Recursos Hídricos / Journal of Water Resources. Também junto com a APRH, é editada a Revista de Gerenciamento Costeiro Integrado (Journal of Integrated Coastal Zone Management).

Eventos

Desde a sua fundação, a entidade está empenhada em oferecer à comunidade ligada à Água um fórum para discutir as prioridades e estratégias para o desenvolvimento da gestão dos Recursos Hídricos. Sob sua responsabilidade estão vários eventos e simpósios técnicos e científicos, com abrangência regional, nacional e internacional. Os encontros e simpósios são os mais expressivos eventos relacionados à Água no Brasil.

 

O Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, de periodicidade bienal, conta com a participação regular de centenas de profissionais e inúmeros trabalhos trabalhos técnicos e científicos.

 

Já as reuniões regionais e/ou temáticas se constituem em arena importante para o esclarecimento de questões significativas concernentes à agenda da Água, em cooperação com organizações da América Latina e países de língua portuguesa.

Representações regionais

Com ciência da diversidade hidrológica, política e social do país, a ABRHidro reconhece que o tratamento dos problemas de Recursos Hídricos deve ser tratado de forma diferenciada. As Regionais têm como finalidade o cumprimento dos objetivos da ABRHidro em seus Estados e regiões. Os membros dessas unidades podem colaborar com a realização de cursos, conferências e seminários, além de atuar em cooperação com outras Regionais. Atualmente, estão sendo realizadas eleições para as Regionais Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Comissões técnicas

A ABRHidro mantém Comissões Técnicas para reunir os associados em torno de um interesse específico, dentro de áreas relevantes dos Recursos Hídricos. As comissões organizam simpósios, cursos, palestras e publicações em áreas afins, dentro do contexto nacional, a fim de encontrar consenso na solução de questões significativas. Atualmente, são oito comissões: Águas Urbanas, Ambientes Costeiros, Energia, Engenharia de Sedimentos, Gestão de Recursos Hídricos, Hidrologia Subterrânea, Hidrometria e Semiárido. Estão ativas as comissões: Comissões de Águas UrbanasEngenharia de Sedimentos e Desastres Naturais.

Parcerias internacionais

Ao longo de 37 anos, a ABRHidro desenvolveu uma forte parceria com entidades similares em todo o mundo. Cabe ressaltar a interação, dentre outras, com as seguintes instituições: IWRA –International Water Resources Association; IAHS –International Association of Hydrological Sciences; APRH –Associação Portuguesa de Recursos Hídricos; IWRA –International Water Resources Association; GWP –Global Water Partnership e o WWC –World Water Council.

Representatividades

A ABRhidro tem forte atuação no Sistema Nacional de Recursos Hídricos como representante das Organizações Técnicas e de Ensino e Pesquisa. Atua no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e em suas Câmaras Técnicas, além de integrar outros Colegiados.

bottom of page