top of page
Vista aérea do rio

Prêmios

Prêmio Jovem Pesquisador

O Prêmio Jovem Pesquisador da ABRHidro é uma forma de reconhecer e valorizar os jovens talentos e mostrar para a comunidade os trabalhos que se destacaram nas edições do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

 

É uma marca importante para todos os que concorrem, mas especialmente para os finalistas, que deixam seus nomes registrados na memória da ABRHidro e passam a ser referência entre os colegas e para as edições seguintes.

 

Até 2017, a regra permitia a participação de jovens pesquisadores com até 30 anos de idade e associados regulares da ABRHidro. Em 2019, o Prêmio foi modificado e a seleção passou a ser por categoria, incluindo quatro níveis de ensino: Médio, Graduação, Mestrado e Doutorado. Esta edição leva o nome de Rubem La Laina Porto, em homenagem ao professor e autor de vários livros técnicos. Falecido no dia 1º de julho de 2019, o ex-presidente da ABRHidro (1980-1981) deixou como marca seu forte comprometimento com o setor.

 

A Premiação do Jovem Pesquisador Ensino Médio será anual, seguindo o exemplo do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Em 2017 e 2018, a etapa brasileira deste prêmio foi organizada pela ABRHidro, em parceira com o Parlamento Nacional de Jovens pela Água. Nos anos ímpares o prêmio será entregue durante o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e, nos anos pares, por ocasião do Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.

Jovem-Pesquisador.jpg
bottom of page