top of page
Vista aérea do rio

Blog

Os 7 segmentos que se beneficiam diretamente da medição hidrológica

Você sabia que a medição hidrológica é de extrema importância para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos.


Em resumo, ela é um processo significativo que consiste na análise da quantidade, qualidade e comportamento da água em rios, lagos e aquíferos. Além disso, ela fornece informações detalhadas e valiosas, que auxiliam na tomada de decisões relacionadas à captação, tratamento, distribuição e uso da água.


Esse tipo de procedimento tem uma ampla gama de aplicações, sendo especialmente útil para sete segmentos em particular, que se beneficiam diretamente da medição hidrológica.


1 - Agricultura


Destacamos aqui a agricultura, que depende de forma significativa da disponibilidade e da distribuição adequada de água. Portanto, a medição hidrológica é essencial para a agricultura, já que fornece dados precisos para o bom êxito do trabalho.


Foto: fotokostic©123RF.COM


Isso ajuda a gerenciar a irrigação, auxiliando os agricultores a otimizarem o uso dos recursos hídricos, evitando desperdícios e garantindo um serviço mais eficiente.


2 - Geração de energia



Foto: Sorbyphoto©ISTOCK


Para as usinas hidrelétricas, a medição também se torna indispensável, uma vez que, é por ela que é possível determinar a capacidade de geração de energia, programar o fluxo de água pelas turbinas e prever períodos de escassez, possibilitando uma gestão conforme os recursos hídricos e a maximização da produção de energia.


3 - Saneamento e abastecimento de água potável


Os gestores de recursos hídricos dependem dessas medições para monitorar e garantir a qualidade e quantidade de água potável para as comunidades e os diferentes locais.


Esse material é utilizado para resolver pontos sobre a conservação da água, bem como para lidar com a poluição, captação, tratamento, distribuição e outros problemas relacionados à água.




Foto: siraphol©123RF.COM



4 - Defesa Civil e órgãos competentes


A Defesa Civil e os órgãos competentes muito se beneficiam com o monitoramento hidrológico, visto que, é fundamental para a prevenção e mitigação dos danos causados por enchentes, inundações e desastres.




Foto: andesign101©123RF.COM


Com o monitoramento do nível e da vazão dos rios, as chances de identificar situações de risco e mobilizar alertas precoces são maiores, permitindo que medidas de proteção sejam tomadas, como o envio de alertas para a população, o redirecionamento de fluxo e o planejamento urbano adequado.


5 – Pesquisa científica





Ao analisar o fluxo e a qualidade da água em um determinado ambiente, os cientistas podem estudar os efeitos das mudanças climáticas e do desenvolvimento humano na fauna e flora local, portanto, isso evidencia o quanto a medição hidrológica é vital para a preservação da biodiversidade.


6 - Gestão dos Recursos Hídricos


Os gestores dependem dessas medições para o planejamento e a gestão dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica. Eles necessitam de dados sobre a disponibilidade de água, as variações sazonais, as demandas existentes e as tendências a longo prazo.


Essas análises são imprescindíveis para decisões relacionadas à alocação de água entre diferentes usos, incluindo abastecimento humano, agricultura, indústria e preservação ambiental.




Foto: jlye©123RF.COM



7 - Smart Cities


Com o crescimento desenfreado da urbanização em todo o mundo, a gestão sustentável da água se tornou um desafio cada vez maior para as cidades, mas a medição hidrológica consegue enfrentar esse problema.


As tecnologias de medição podem ser integradas aos sistemas de controle e gestão das smart cities (cidades inteligentes), permitindo a coleta de dados em tempo real, gerando melhorias como:


  • Gerenciamento de enchentes;

  • Implantação de medidas corretivas imediatas;

  • Inserção de sistemas de captação e tratamento da água da chuva;

  • Monitoramento da qualidade do ar;

  • Promoção da eficiência hídrica nos setores públicos e privados;

  • Recuperação de áreas degradadas;

  • Resolução de problemas como: vazamentos, desperdício de água e poluição.




Sinteticamente, podemos notar que a medição hidrológica é crucial para a gestão sustentável dos recursos hídricos, permitindo a identificação de problemas, a adoção de medidas preventivas, a gestão integrada de bacias hidrográficas, a promoção da eficiência hídrica e as definições sobre o uso do bem natural mais precioso da humanidade: a água.


Você precisa implementar sistemas de monitoramento hidrológico ou meteorológico?


Conte com a experiência de mais de 90 anos de grande tradição na área, confiabilidade e especialização da HOBECO em parceria internacional com a VAISALA, líder mundial em medições meteorológicas, ambientais e industriais. Fornecemos soluções em sistemas de observação e serviços inovadores com tecnologia de ponta, validadas ao longo de décadas de atuação e alto investimento no segmento de monitoramento, pesquisa e desenvolvimento.


Entre em contato com a HOBECO

Igor Giovelli | Analista de Projetos de Hidrologia

Hobeco Sudamericana Ltda.

Lad. Madre de Deus, 13 - Gamboa - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20221-090

Whatsapp/celular: (21) 9-8738-3988

igor@hobeco.net | www.hobeco.net



29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page