top of page
Vista aérea do rio

Blog

Não perca o próximo Hidrotalk

Atualizado: 1 de ago.

Hidrologia e Mudanças Climáticas: Modelagem, Incertezas e Tomada de Decisão é tema de Webinar no dia 5 de agosto




ree

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), por meio da Comissão Técnica Jovem, convida a comunidade acadêmica, técnica e demais interessados para mais uma edição do Hidrotalk, que ocorrerá no dia 5 de agosto, às 17h, com transmissão gratuita e ao vivo pelo canal da ABRHidro no YouTube.


O tema desta edição é um dos mais urgentes e transversais da atualidade: “Hidrologia e Mudanças Climáticas: Modelagem, Incertezas e Tomada de Decisão”. O debate abordará como a ciência hidrológica tem integrado modelagem computacional, dados climáticos e inteligência artificial para lidar com os crescentes riscos hídricos em meio ao cenário de mudanças climáticas.


O evento é gratuito, 100% online e não exige inscrição prévia.


Conheça um pouco do vasto currículo dos participantes:


  • Ályson Brayner Sousa Estácio - Pesquisador na área de Hidrologia e Recursos Hídricos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), com experiência em modelagem hidrológica, acoplamento clima-hidrologia, impacto das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos, otimização da operação de sistemas de reservatórios e análise de secas. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Engenharia Generalista pela École Centrale de Nantes (ECN – França). Mestre e doutor em Recursos Hídricos pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA/UFC).


  • Danielle de Almeida Bressiani - Engenharia Ambiental pela USP (2010), com período sanduiche na Universidade de Illinois, Urbana-Champaign (EUA). Possui doutorado direto (03/2016) pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da EESC/USP, com financiamento FAPESP. Tendo realizado doutorado sanduíche, com períodos de pesquisa na Texas A&M University (EUA), Ecolab (França) e Eawag (Suiça). Trabalhou como pesquisadora e Coordenadora de Pesquisa na Climatempo, onde coordenou grandes projetos de Pesquisa na Empresa privados e financiados pela FAPESP e FINEP. Atualmente é professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na engenharia hídrica e Programas de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA/ UFPel) e em Recursos Hídricos (PPGRH/ UFPel). Possui diversos interesses, como nas áreas de: modelagem ambiental e hidrológica, Soil & Water Assessment Tool, e impactos de projeções futuras nos recursos hídricos.


  • Dirceu Silveira Reis Junior  - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestre em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ (1998) e doutor em Sistemas Ambientais e de Recursos Hídricos pela Universidade de Cornell (2005), EUA, com minors em Mecânica dos Fluidos Ambiental & Hidrologia e em Economia de Recursos Naturais. Atualmente, é professor no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB). Atuou como engenheiro na antiga SERLA (hoje INEA), consultor de obras de drenagem para o IICA, especialista em recursos hídricos para o PNUD, pesquisador da FUNCEME, professor colaborador do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará e professor voluntário de Hidrologia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará.


Moderação:

  • Tereza Margarida Xavier de Melo Lopes - Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutoranda em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA/UFC), onde atua como pesquisadora do Grupo de Gerenciamento de Risco Climático e da Segurança Hídrica (GRC). Atua profissionalmente como consultora na área de recursos hídricos e saneamento, com destaque para a elaboração de Planos Regionais de Saneamento Básico de 19 microrregiões do estado da Bahia e de municípios de Minas Gerais, além da construção de Instrumentos Econômicos voltados à segurança hídrica no Brasil em parceria com o Instituto Trata Brasil. Possui experiência em modelagem preditiva, machine learning e geoestatística aplicadas à gestão hídrica. É especialista em: Ciência de Dados e Big Data Analytics (2024); Saneamento Básico e Ambiental com Ênfase em Recursos Hídricos (2021).


A conversa promete trazer uma perspectiva prática e científica sobre como a hidrologia pode apoiar decisões mais eficientes e resilientes, cruzando dados, engenharia e políticas públicas.




Comentários


abrhidro2.png

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS:

RBRH.png
REGA.png

Contato

Graciela Schmidt Disconzi

(55) 99133 5038 

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500 
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970

bottom of page