XXVI SBRH consagra excelência científica e celebra trajetórias no maior encontro da gestão das águas no Brasil
- 4 de dez. de 2025
- 7 min de leitura
Relembre os prêmios e rememore as homenagens
O XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), realizado entre 23 e 28 de novembro em Vitória/ES, consolidou-se como uma das edições mais marcantes da história da ABRHidro.
Além de reunir quase 2 mil pessoas, centenas de especialistas e uma extensa programação técnico-científica, o evento consagrou um conjunto de premiações e homenagens que celebraram trajetórias, talentos emergentes, pesquisas inovadoras e contribuições institucionais decisivas para o futuro da gestão da água no país.
A edição pulsou ciência, técnica, emoção e pertencimento e deu visibilidade a grandes nomes e jovens talentos que constroem e inspiram a construir a governança hídrica nacional.
Homenagens Institucionais: reconhecimento a quem transforma o presente e contribui para o futuro
Durante o Simpósio, a ABRHidro realizou um conjunto especial de homenagens. Entre os destaques, placas oficiais, reconhecendo lideranças que impactam diretamente o campo dos recursos hídricos no Brasil:
Renato Casagrande – Governador do Espírito Santo
Homenageado pela liderança e compromisso com políticas de sustentabilidade, recuperação ambiental e governança das águas.
Munir Abud – Presidente da CESAN
Reconhecido pela contribuição contínua ao saneamento, inovação tecnológica e universalização dos serviços.
João Guerino Balestrassi – Secretário de Estado do Rio Doce
Destacado pela atuação decisiva na recuperação e revitalização da Bacia do Rio Doce.
Legado sempre vivo
A ABRHidro prestou uma homenagem póstuma ao professor Nelson Luiz de Sousa Pinto, primeiro presidente da Associação (1977–1979) e uma das maiores referências da engenharia hidráulica no Brasil, falecido em 8 de junho de 2025. Reconhecido por sua atuação técnica, científica e humana, como engenheiro da COPEL, diretor do CEHPAR por quase três décadas e professor titular da UFPR, entre incontáveis outros destaques, Nelson deixou um legado inestimável na formação de profissionais e no avanço da hidráulica nacional, tendo sido agraciado em vida com distinções como o Prêmio Flávio Terra Barth e a Ordem Nacional do Mérito Científico.
Na cerimônia de abertura do XXVI SBRH, sua orientanda Ingrid Illich Muller, presidente da ABRHidro na gestão 2020-2011, emocionou o público ao rememorar sua trajetória, e seu filho, Rodolfo de Sousa Pinto, recebeu a homenagem em nome da família, reafirmando o compromisso da ABRHidro de manter viva sua contribuição para as presentes e futuras gerações.
Homenagem Especial: Adilson Pinheiro
Entre as homenagens mais emocionantes da edição, o professor Adilson Pinheiro, editor-chefe da REGA e da RBRH, presidente da Associação na Gestão 2028 - 2019, recebeu reconhecimento especial da ABRHidro por sua contribuição acadêmica, institucional e formadora de gerações.
Sua dedicação à produção e à disseminação do conhecimento técnico-científico no Brasil e o trabalho editorial de excelência fortalece a integração entre academia, setor público e sociedade, além de ampliar a visibilidade internacional da ciência brasileira da água. Sua trajetória é símbolo de dedicação, rigor técnico e compromisso ético — marcas que o consolidam como uma das referências nacionais na hidrologia brasileira.

Homenagem pelos 25 anos da ANA
A ABRHidro também celebrou oficialmente os 25 anos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), reconhecendo seu papel como eixo estruturante da governança hídrica no país.
Prêmio Flávio Terra Barth 2025: um tributo à trajetória e ao legado
A edição 2025 do tradicional Prêmio Flávio Terra Barth, uma das mais importantes distinções da ABRHidro, homenageou Francisco Luiz Sibut Gomide, reconhecendo sua atuação histórica, competência técnica e contribuição marcante para o fortalecimento da engenharia e da gestão dos recursos hídricos no Brasil.
O prêmio destacou sua trajetória pública e acadêmica, seu papel na modernização das políticas de recursos hídricos e sua dedicação à construção de instituições sólidas. Receber este prêmio representa integrar um seleto grupo que carrega o espírito de excelência que Flávio Terra Barth imprimiu ao setor.
Gomide recebeu o Prêmio das mãos de Rutineia Tassi, Diretora de Publicações da ABRHidro, e de Jussara Cabral Cruz, presidente da ABRHidro na gestão 2014-2015.

Prêmio Mulheres na Gestão das Águas: Reconhecendo o papel e a liderança de mulheres na consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos
A atuação feminina na governança das águas também ganhou destaque na programação do XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), em Vitória (ES). A superintendente adjunta de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e às Agências Infranacionais de Saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Renata Maranhão, foi homenageada com o Prêmio Mulheres na Gestão das Águas, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).
Criada para reconhecer o papel e a liderança de mulheres na consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos, a premiação destaca contribuições essenciais ao fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). A cada dois anos, durante os Simpósios Brasileiros de Recursos Hídricos, a ABRHidro seleciona mulheres que se destacam pelo engajamento, pela inovação e pela capacidade de articulação institucional no setor.

Prêmio Jovem Pesquisador e Pôsteres Destaque: novos talentos que inspiram o futuro da água, diversidade temática e inovação científica
O Prêmio Jovem Pesquisador reconheceu os melhores trabalhos entre ensino médio, graduação, mestrado e doutorado, valorizando jovens talentos que já demonstram potencial para transformar o campo da hidrologia e da gestão hídrica. O conjunto de trabalhos demonstrou maturidade científica, relevância metodológica e conexão direta com desafios reais da gestão das águas:
Ensino Médio – Prêmio Jovem Pesquisador
1º lugar XXVI-SBRH0077 – Aproveitamento de Água de Chuva em Áreas Precarizadas de Centros Urbanos
Representante: Mirelle Adelina Braga Barbosa (CEFET-MG)
Demais autores: Emanuel José Nepomuceno Luiz; Lucas Thadeu da Silva Ramos; Hersilia de Andrade e Santos
2º lugar XXVI-SBRH0994 – Análise Microbiológica de Água Superficial com Uso de Compact-Dry e Substrato Cromogênico
Representante: Lincoln Eduardo Martins da Silva (IFES)
Demais autores: Heloísa da Silva Barbosa Gomes; Natalia de Souza Pelinson; Lorena Ferrari Secchin
3º lugar XXVI-SBRH0524 – Análise Físico-Química, Microbiológica e Parasitológica da Água Consumida na Região do Açude Bodocongó – Campina Grande/PB
Representante: Evellyn Ramos de Melo Alcântara (IFPB)
Demais autores: Aline Alves Palmeira; Amanda Nicolly Porto Ramos; Edmilson Dantas da Silva Filho; Gislayne Sabrina de Lira Bertoldo
Graduação – Prêmio Jovem Pesquisador
1º lugar XXVI-SBRH1094 – Acurácia Temporal em Banco de Dados de Deslizamentos: Potencial do Uso de Notícias Online
Representante: Clara Moreira Cardoso (UFF)
Demais autores: Gean Paulo Michel; Artur Nonato Vieira Cereto; Danúbia Teixeira Silva; Franciele Zanandrea
2º lugar XXVI-SBRH0775 – Regime Hidrológico Local e Regional influenciam os Padrões Espaço-Temporais da Qualidade da Água no Reservatório de Itaipu
Representante: Felipe Martins Pineroli (UFSC)
Demais autores: Daniel Bartiko; Diego Alberto Tavares; Vinícius Bogo Portal Chagas; Pedro Luiz Borges Chaffe
3º lugar XXVI-SBRH1047 – Impacto das Mudanças Climáticas no Dimensionamento da Drenagem Urbana: Projeções de Curvas IDF para o Ceará
Representante: Antony Gabriel Ferreira Sales (UFC)
Demais autores: Taylon Alves da Silva; Thaís Antero de Oliveira; Carlos Eduardo Sousa Lima; Francisco de Assis de Souza Filho
Mestrado – Prêmio Jovem Pesquisador
1º lugar XXVI-SBRH0571 – Comparação de Modelos de Aprendizado de Máquina com o Modelo SMAP na Previsão de Vazões do Rio Madeira
Representante: Bruna Gomes Amancio (UnB)
Demais autores: Marcus Suassuna Santos; Dirceu Silveira Reis Júnior
2º lugar XXVI-SBRH0048 – Regiões Hidrologicamente Homogêneas no Brasil: Uma Abordagem Baseada em Índice de Sazonalidade
Representante: Alexandre S. A. Delduque de Macedo (UFPR)
Demais autores: Michael Mannich
3º lugar XXVI-SBRH0403 – Classificação Experimental de Regimes de Escoamento em Canal de Superfície Livre com Sensores Ultrassônicos
Representante: Francisco Paim de Freitas Neto (UFSM)
Demais autores: Rutinéia Tassi; Leandro Conceição Pinto; Fabiana Campos Pimentel; Rodrigo Girardon Della Pace; Eliane Fischborn; Gabriel Sulzbach Pereira; Luize Baldoni de Oliveira
Doutorado – Prêmio Jovem Pesquisador
1º lugar XXVI-SBRH0062 – A Nationwide Groundwater Dataset to Advance Integrated Water Management in Brazil
Representante: José Gescilam Sousa Mota Uchoa (EESC-USP)
Demais autores: Paulo Tarso Sanches de Oliveira; André Simões Ballarin; Didier Gastmans; Jamil Anache; Bridget Scanlon; Clyvihk Camacho; Valmor Freddo Filho; Edson Wendland
2º lugar XXVI-SBRH0115 – Efeito da Mudança no Leito da Seção Transversal sobre o Perigo de Inundação em Rios Brasileiros
Representante: Alondra Beatriz Alvarez Perez (UFSC)
Demais autores: Fernando Grison; Vinícius Bogo Portal Chagas; Marcus Suassuna Santos; Pedro Luiz Borges Chaffe
3º lugar
XXVI-SBRH0905 – O Papel das Várzeas Naturais na Redução da Cheia de Maio de 2024 em Porto Alegre
Representante: Matheus Sampaio Medeiros (IPH-UFRGS)
Demais autores: Fernando Mainardi Fan; Rodrigo Cauduro Dias de Paiva
XXVI-SBRH0876 – Alterando a Dinâmica: Influência Antrópica na Evolução dos Estados Hidrológicos da Bacia do Rio Grande/BA
Representante: Carlos Eduardo Sousa Lima (UFC)
Demais autores: Cleiton da Silva Silveira
Pôsteres mais bem avaliados
O SBRH também premiou os pôsteres mais bem avaliados, reafirmando a força da produção técnico-científica apresentada em Vitória. Os trabalhos premiados evidenciam o alto nível técnico dos estudos submetidos, bem como o compromisso da comunidade científica com respostas inovadoras aos desafios hídricos contemporâneos:
1º lugar
XXVI-SBRH1203 — Planejamento Integrado de Recursos Hídricos: Estudo de Caso da Bacia do Jaguaribe, Ceará
Representante: Lívia de Oliveira Lima (UFC)
Demais autores: Ticiana Marinho de Carvalho Studart; Maria Aparecida Melo Rocha; Carla Beatriz Costa de Araújo; Sandra Helena Silva de Aquino; Francisco de Assis de Souza Filho
2º lugar
XXVI-SBRH0121 — Characterization of Buried Pipes Using Ground Penetrating Radar: Case Study at the Crawford WTS
Representante: Maria Vitória dos Santos Fernandes (CEFET-MG)
Demais autores: Deisy Grazielle Ferreira Nunes; Karoline de Souza Pereira Alves; Thiago Pena Bortone; Marcos de Paulo Ramos; Rachel Jardim Martini
3º lugar
XXVI-SBRH1124 — Aplicação do Algoritmo Statistical Mono Window na Estimativa da Temperatura da Superfície da Água em Reservatórios de Abastecimento Público
Representante: Jackson Rodrigues Primo (IGAM)
Demais autores:Talita Fernanda das Graças Silva (UFMG); Lino Augusto Sander Carvalho (UFRJ)
4º lugar
XXVI-SBRH0426 — Presença de Genes de Resistência a Antibióticos em Ambiente Aquático de Bacia Hidrográfica Agrícola no Sul do Brasil
Representante: Kauane Andressa Flach (UFSM)
Demais autores: Adriana Carolina Gamboa; Genesio Mario da Rosa; Andressa Oliveira Silveira; Silvia Patrícia Nunes Monteiro (Univ. de Lisboa); Ricardo Santos (Univ. de Lisboa)

Mais:
Os prêmios e homenagens do XXVI SBRH sintetizam o que o evento representou: excelência, diversidade científica, reconhecimento, memória e futuro.
Ao valorizar trajetórias consolidadas, incentivar novos talentos e reconhecer instituições que transformam o país, o SBRH reafirma seu papel como o mais relevante espaço técnico-científico das águas na América Latina.
E deixa um legado que atravessa o evento: a água conecta, transforma e inspira e a comunidade da ABRHidro segue sendo protagonista dessa construção.
















In the bright and unyielding world of Geometry Dash Lite, a simple square moves forward without pause, as if compelled by a force it neither questions nor resists. The obstacles before it are not merely barriers but trials of patience and discipline. Each failure is swift and unforgiving, yet within that repetition lies a quiet education of the will.