Hidrotalk ABRHidro debate “A Água como um Todo: Caminhos para uma Gestão Hídrica Integrada”
- Comunicação ABRH
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) realiza, com a iniciativa e organização da Comissão Técnica Jovem, no dia 27 de outubro de 2025, às 17h, mais uma edição do Hidrotalk, encontro virtual que conecta ciência, prática profissional e reflexão crítica sobre os desafios e as oportunidades da gestão das águas.
A transmissão do webinar será ao vivo e gratuita pelo canal da ABRHidro no YouTube.
Com o tema “A Água como um Todo: Caminhos para uma Gestão Hídrica Integrada”, esta edição se propõe a discutir um dos temas centrais do XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH): “A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios”.
Historicamente, águas superficiais e subterrâneas têm sido geridas de forma separada, embora sejam profundamente interconectadas. O Hidrotalk abordará os desafios e avanços necessários para integrar essas dimensões na gestão hídrica brasileira, considerando aspectos técnicos, ambientais, institucionais e territoriais.
Um diálogo entre experiências complementares
O encontro reunirá três convidados com trajetórias distintas e complementares em gestão integrada de recursos hídricos, atuando em órgãos ambientais, universidades e instituições públicas, para compartilhar vivências, aprendizados e caminhos para a implementação de políticas mais integradas e sustentáveis.
Moderador:José Gescilam é aluno de doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), onde estuda os impactos das mudanças climáticas e do uso do solo nas interações entre rios e aquíferos brasileiros.
Palestrantes:
Gustavo Facincani Dourado – Engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com mestrado em Tecnologias Ambientais (UFMS) e mestrado e doutorado em Sistemas Ambientais pela Universidade da Califórnia. Atualmente, atua como engenheiro de recursos hídricos no Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia (EUA), com foco na previsão de disponibilidade hídrica.
Alexandre Cunha Costa – Professor Associado do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde leciona nos cursos de Engenharia de Energias e Computação, e integra o Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente. É membro do Laboratório de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Comissão Técnica de Desastres da ABRHidro, da qual é coordenador no biênio 2024-2025.Tem interesse nas temáticas de hidrologia dos trópicos, desastres e saúde ambiental, e coopera com universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais no Brasil, América Latina e Europa.
Márcia Tereza Pantoja Gaspar – Geóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (1999), com mestrado em Geologia e Geoquímica (Subárea: Hidrogeologia) pela mesma instituição (2001) e doutorado pela Universidade de Brasília (2006). Atua na Coordenação de Águas Subterrâneas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), como Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA, onde desenvolve e coordena estudos sobre hidrogeologia, interação rio/aquífero, hidrogeoquímica e gestão de recursos hídricos.
Não esqueça!
Conectando saberes, territórios e gerações
O Hidrotalk ABRHidro é um espaço que traduz o propósito da Associação de promover o diálogo técnico-científico e o intercâmbio entre gerações e instituições, inspirando novas perspectivas sobre o uso e a conservação da água.
Nesta edição, a proposta é sensibilizar profissionais, pesquisadores e estudantes sobre a urgência de superar visões fragmentadas, buscando uma abordagem integrada e colaborativa para o futuro da gestão hídrica no país.
📅 Data: 27 de outubro de 2025
🕔 Horário: 17h
📍 Transmissão: Canal da ABRHidro no YouTube
🎥 Participação gratuita
Não perca!
Comentários