Programação desta quarta-feira, 22, inclui o lançamento de cinco livros digitais e três físicos
Iniciado no último domingo, 19, o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos prossegue até esta sexta-feira, 24. Sediado no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, o evento conta com o apoio do Governo de Sergipe, e traz ao estado mais de três mil participantes do Brasil e da América Latina. Dentro da programação, foi realizado nesta quarta-feira, 22, o lançamento de livros impressos e digitais, incluindo obras de autores sergipanos.
O Simpósio é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). De acordo com o diretor de Publicações da instituição, Alexandre Kepler Soares, o lançamento durante o evento faz com que os títulos apresentados encontrem uma vitrine de projeção.
“O Governo de Sergipe abraçou este evento, que versa sobre um dos temas mais importantes da atualidade. É uma satisfação para a ABRHidro essa correalização. Hoje, temos oito livros lançados, fruto de muitos anos de pesquisa e prática. Temos um espectro amplo de inserção e de contribuição com essas publicações”, ressaltou.
Foram lançados cinco livros digitais e três físicos. Entre os lançamentos, esteve ‘25 Anos: A política de Recursos Hídricos em Sergipe’, de autoria de Ailton Francisco da Rocha, Ariovaldo Antonio Tadeu Lucas e Antenor de Oliveira Aguiar Netto. Para Ailton, a oportunidade de lançar o livro digital durante o evento foi significativa e engrandecedora.
“Este é um momento histórico, de culminância de um trabalho que iniciamos há seis anos. É uma parceria forte do Estado com a Universidade Federal de Sergipe, que registra a trajetória da Lei de Recursos Hídricos. Fizemos uma conexão entre gestão e trabalho acadêmico, unindo técnicos e professores e associando teoria e prática. Por felicidade nossa, o Simpósio está acontecendo em Aracaju, e fomos aprovados após apreciação da comissão da ABRHidro. É uma grande satisfação podermos lançar este trabalho tão importante aqui”, afirmou o autor.
Integrante da equipe de autores junto a Ailton, Ariovaldo destacou a colaboração do Governo de Sergipe na produção.
“Este livro é reflexo de uma disciplina acadêmica com foco em planejamento e gestão de recursos hídricos. Nosso desejo é de que esse livro sirva para a construção de conhecimento de todos os interessados na área. Agradecemos à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), que está sendo um grande parceiro, e à ABRHidro, por possibilitar este lançamento aqui”, pontuou.
O pesquisador José do Patrocínio Hora Alves assina a autoria do livro físico ‘Hidrogeoquímica dos Reservatórios de Sergipe’, que faz parte da lista de lançamentos. Em sua visão, a realização de um evento do porte do Simpósio na capital sergipana destaca a importância das pesquisas realizadas no estado.
“Com o evento, o livro ganha divulgação nacional. Este é o objetivo: contribuir para o conhecimento. O livro aborda a composição dos reservatórios de Sergipe, falando sobre a origem e transformação dessa água. Trazemos, em uma linguagem acessível, diversos comentários no intuito de melhorar a gestão e diminuir a velocidade de salinização desses reservatórios, incluindo a possibilidade de recuperação”, sinalizou o autor.
Pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília (UnB), Alice Fassoni é uma das organizadoras do livro digital ‘Hidrologia da Amazônia vista do espaço: avanços científicos e desafios’, que fez parte da sessão. Para ela, a proximidade com o público foi um dos diferenciais oferecidos pelo lançamento durante o Simpósio.
“A gente está bastante feliz de lançar o livro neste evento, que reúne tantos pesquisadores e atores do serviço público relacionados com recursos hídricos. É uma oportunidade de falar do livro e de ter um contato direto com as pessoas interessadas. Faz muita diferença, então, publicar aqui”, frisou.
Simpósio
O Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos é considerado um dos maiores eventos da categoria no país, e coloca a gestão hídrica no centro das discussões e debates científico-tecnológicos. Neste ano, os debates se pautam pelo tema ‘Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação’, abordando a união institucional em defesa da água, entre outros assuntos. A programação inclui, além de palestras e apresentação de trabalhos, minicursos, entrega de prêmios e atividades recreativas.
Um dos destaques da edição é a realização do 1º Fórum Latino-americano da Água, nos dias 21 e 22 de novembro. O evento visa fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento no âmbito dos países latino-americanos, nos contextos político, técnico e institucional. O fórum também tem o propósito de estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina.
A expectativa do evento é agregar um amplo leque de instituições do setor de recursos hídricos dos 35 países que compõem a América Latina, incluindo gestores, técnicos, usuários, acadêmicos, indígenas, mulheres, jovens, empresários, legisladores, tomadores de decisão, comunicadores e, especialmente, representantes da sociedade civil.
FONTE: Governo de Sergipe
Comments