top of page
Vista aérea do rio

Blog

ABRHidro participa do 2º Encontro do Fórum dos Órgãos Fiscalizadores de Segurança de Barragens

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos esteve representada pela vice-presidente Suzana Montenegro e pelo Diretor de Publicações, Alexandre Kepler Soares, nesta quarta-feira (20), no 2º Encontro em 2023 do Fórum de Órgãos Fiscalizadores de Segurança de Barragens – OFSBs.

O evento promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), reuniu autoridades envolvidas com o tema Segurança de Barragens no Brasil para a celebração do “Dia da PNSB” na sede da ANA, em Brasília.

A solenidade alusiva à instituição da Política Nacional de Segurança de Barragens objetivou uma discussão sobre os principais desafios e progresso da gestão de segurança das barragens no âmbito nacional. A programação do evento segue até a quinta-feira (21) com a realização de oficinas técnicas relacionadas ao tema destinada aos representantes dos órgãos fiscalizadores de segurança de barragens do país.


A mesa de abertura foi composta pelo Diretor-Presidente da ANA, Filipe Sampaio, o Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, Giuseppe Vieira, da vice-Presidente da ABRHidro, Suzana Montenegro, do Conselheiro do CONFEA, Mario Cavalcante, do Diretor da ADASA, Felix Palazzo, e do Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro.

“Nosso intuído nesses dois dias é promover articulação entre os órgãos fiscalizadores de segurança de barragens aqui representados a partir de oficinas, palestras e debates com temas relacionados ao assunto. E o relatório indica uma redução de 35% no número de barragens preocupantes identificadas em 2021 em comparação ao ano anterior. Isso demonstra que os órgãos fiscalizadores estão cumprindo seu papel.” Destacou Filipe Sampaio.

Suzana Montenegro apresentou a história, missão, áreas de atuação, comissões técnicas, coordenações regionais e os eventos promovidos pela ABRHidro, destacando a articulação com sociedade civil, universidades e órgãos dos governos municipais, estaduais e federal, como também os aprendizados e desafios para a Associação incentivando a promoção de divulgação de cursos de capacitação técnica voltadas para a área de segurança de barragens, incentivo as agencias de fomento à pesquisa a terem linhas voltadas também para o tema e a criação de cursos técnicos.

Ao encerrar a apresentação a vice-presidente reforçou o convite para o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.


Para conferir como foi o primeiro dia de evento, clique no link:


40 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page