Você pediu, a ABRHidro atendeu: nova edição do curso de Programação em R e Aplicações em Hidrologia Estatística vem aí
- Comunicação ABRH
- 25 de set.
- 2 min de leitura
O sucesso da primeira edição do curso “Programação em R e Aplicações em Hidrologia Estatística”, realizada entre 25 de agosto e 02 de setembro de 2025, evidenciou a grande demanda por capacitação em ferramentas modernas de análise de dados hidrológicos. As vagas se esgotaram rapidamente e muitos interessados ficaram de fora.
Atendendo a esse público, a ABRHidro anuncia a abertura de inscrições para a segunda edição do curso, que acontecerá entre os dias 06 e 14 de outubro de 2025, sempre em formato virtual e síncrono, via Google Meet, no período noturno (19h30 às 21h30). A carga horária total será de 12 horas e haverá certificação reconhecida.

Objetivo e ementa
O curso tem como objetivo introduzir os conceitos básicos da linguagem R por meio de atividades práticas voltadas à hidrologia estatística. Entre os principais tópicos da ementa, estão:
Conceitos básicos da linguagem R;
Obtenção de dados hidrológicos via webservices, como o da ANA;
Manipulação de séries temporais (diárias, mensais e anuais), tratamento de dados faltosos e elaboração de tabelas-resumo;
Análises gráficas exploratórias;
Estudos de frequência de cheias, com determinação de quantis e incertezas.
Metodologia
As aulas terão caráter expositivo e prático, utilizando o RStudio. Cada participante deverá realizar as atividades em seu próprio computador, com apoio de repositórios no GitHub contendo instruções passo a passo, materiais de apoio e roteiros de exercícios.
Embora seja recomendado ter conhecimentos prévios em Hidrologia, esse não é um requisito indispensável.
Ministrantes
O corpo docente reúne três especialistas de renome:
Ariel Ortiz Gomes – Professor da UFMS, Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, com experiência em modelagem de sistemas ambientais, qualidade da água e gerenciamento de resíduos sólidos. Saiba mais!
Renan Vieira Rocha – Pesquisador da FUNCEME, responsável pela Gerência de Estudos e Pesquisas em Recursos Hídricos (GEPEH). Doutor pela UFC, atua em projetos nacionais e internacionais sobre gestão do risco climático, mudanças climáticas e séries temporais. Saiba mais!
Viviane Borda Pinheiro Rocha – Professora Adjunta da UFMG, Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com vasta experiência em consultoria e projetos de engenharia de recursos hídricos, energia hidrelétrica e infraestrutura urbana. Saiba mais!
Investimento
Assim como na primeira edição, o investimento será de:
R$ 250,00 para associados ABRHidro;
R$ 350,00 para não associados.
Essa diferença reforça os benefícios de ser associado, que incluem acesso a cursos com valores reduzidos, eventos técnicos e à ampla rede de profissionais da área.
As vagas são limitadas.Para mais informações ou dúvida, escreva para: abrhidro@abrhidro.org.br
Comentários