top of page
Vista aérea do rio

Blog

Universidade Federal de Sergipe cria Curso de Doutorado em Recursos Hídricos

O Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a abertura do doutorado em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Sergipe - UFS, coroando a trajetória de sucesso do mestrado em Recursos Hídricos na mesma instituição.


Em termos acadêmicos significa que a UFS estará no grupo de instituições de ensino superior do Brasil e do mundo com competência para formar pesquisadores de alto nível na temática sobre a água no século XXI. Bahia e Alagoas, não possuem pós-graduação stricto sensu na mesma área. Assim, Sergipe poderá ser um interessante polo agregador de grupos de ensino-pesquisa-extensão para análise dos problemas em Recursos Hídricos e proposição de soluções para a sociedade.

Esquerda para direita: Prof. Roger Gonçalves, Prof. marcos Eric (Coordenador), Antenor Aguiar. Depois do banner: Dr. Ailton Francisco da Rocha Ailton Rocha (Diretor de Recursos Hídricos da SEMAC / SE), Prof. Silvânio Costa, Prof. carlos Gracia, Prof. José do Patrocínio.

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS - PRORH tem foco na formação de recursos humanos altamente qualificados na grande área de Engenharias para o exercício de atividades de ensino, pesquisa básica e aplicada e para atender demandas de desenvolvimento do mercado de trabalho, especificamente na área de Recursos Hídricos. Segundo Marcos Eric, coordenador do programa, a criação do nível de doutorado representa um processo de consolidação do PRORH.

“A consolidação ocorre com o tempo e em função de ações e atitudes, então desde a criação do programa, em 2012, os professores vêm se empenhando, com o corpo técnico, egressos e profissionais da área de Recursos Hídricos, no sentido de fazer com que o curso tivesse visibilidade, para o crescimento do corpo discente e sobretudo para fazer com que a gente tivesse uma atuação efetiva na sociedade”, analisa.
Esquerda: Roger Dias, Milton Fernandes, José do Patrocínio, Josefa Eliane, Heriberto. Agachados: Inaja Sousa, Tadeu Lucas, Marcos Éric. Esquerda pra direita depois do banner: Marcus Cruz, Silvanio Costa, Ludmilson, Carlos Garcia, Antenor Aguiar e Maria Isidoria, Heriberto Teixeira, Ludmilson Mendes, Por trás da prof Eliane está o o professor Airon Silva.
“A criação do doutorado vem como uma resposta a esse trabalho. E não haverá acomodação”, alerta Marcos. “Pelo contrário, aumenta nossa responsabilidade no sentido de continuar dando à sociedade uma resposta às necessidades e demandas nessa área de Recursos Hídricos. É uma área que tem um leque amplo de ações: vários segmentos na área urbana, na área rural, precisam do uso eficiente dos recursos hídricos”, finaliza o coordenador.

As principais temáticas, demandas e soluções na área de Recursos Hídricos no Brasil serão debatidos na capital sergipana, entre 19 a 24 de novembro desse ano no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro.


FONTE: UFS

99 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page