top of page
Vista aérea do rio

Blog

Transparência: ABRHidro 2024–2025

Os últimos dias do ano trazem a relatoria da gestão, reforçam a governança e denotam a ampliação da presença institucional


ree

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), entidade profissional sem fins lucrativos fundada em 1977 e voltada a congregar pessoas e instituições ligadas ao planejamento e à gestão das águas, além do avanço técnico-científico na área, vai se aproximando da etapa final do biênio 2024–2025, com um balanço centrado em três eixos: fortalecimento institucional, ampliação de diálogo com a sociedade e prestação de contas amparada por procedimentos formais de governança.


No Relatório de Gestão 2024–2025, já disponibilizado no nosso site durante o XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado em novembro, em Vitória/ES, a Associação apresentou o documento como um instrumento de transparência e responsabilidade institucional, além de memória e subsídio informacional para o planejamento vindouro, em prol da orientação para decisões futuras.


A tônica das ações, como é possível conferir no material, na íntegra, foi consolidar ainda mais a ABRHidro como ponte entre produção técnico-científica, políticas públicas e interesse público. A seguir confira alguns dos pilares centrais:


Políticas institucionais e critérios: governança como método

Entre os principais marcos do período figurou a atualização e/ou criação de políticas institucionais relacionadas a eventos, representações e cursos de curta duração, com a promessa de padronizar regras e reduzir assimetrias decisórias. A revisão dessas diretrizes reafirmou o compromisso com a transparência, governança e fortalecimento institucional, ao estabelecer critérios claros para parcerias, seleção e prestação de contas.


A gestão também destacou a padronização de materiais institucionais (como relatórios e documentos de referência) como parte de uma agenda de eficiência e modernização organizacional, um movimento que vem buscando reduzir dependência de iniciativas pontuais e criar continuidade entre biênios, em prol da eficiência e eficácia de gestão.


Comunicação profissionalizada e dados de alcance

Outro ponto de ênfase foi a profissionalização da comunicação institucional e o investimento em estratégia multicanal. O relatório informa impressões e visualizações superiores a 50 mil, alcance internacional, cerca de 20 mil contatos qualificados, uma transição de cerca de 4mil a mais de 8.400 seguidores só no Instagram, apenas com produção orgânica.


Na agenda de difusão técnica, a série de webinários contem´pla edições que somam mais de 1.000 visualizações. O texto atribui a esses resultados ao fluxo de informações constantes alinhado à coerência institucional.


Transformação digital, LGPD e segurança da informação

No campo da infraestrutura, a gestão trouxe avanços na transformação digital com integração e consolidação de bases de dados (associados, eventos, acervos e publicações), padronização de arquitetura da informação e reforço de segurança com medidas como criptografia, autenticação multifator, backups e monitoramento contínuo, com menção explícita à conformidade com a LGPD.


Também foi destaque o avanço para uma plataforma integrada de associados e eventos, reunindo cadastro, inscrições, controle financeiro e emissão automatizada de certificados, além da modernização de sistemas de submissão e avaliação de trabalhos técnicos.


Jurídico e contábil: conformidade e confiança

O relatório descreve uma atuação jurídica e contábil “em sinergia”, associando o trabalho à transparência, cumprimento de normas legais e sustentabilidade financeira. Na prática, essa narrativa encontra um ponto de checagem na documentação de fiscalização interna.


No Relatório do Conselho Fiscal, os conselheiros registram que direitos e obrigações estão em conformidade com valores efetivos, que despesas são apuradas por notas fiscais e recibos conforme exigências legais e que os recursos foram aplicados nas finalidades institucionais, em conformidade com o estatuto Prestação de Contas - 24.25. O documento fica disponível em um repositório público da Associação Prestação de Contas - 24.25.


Representatividade: presença em conselhos e posicionamento técnico

Em governança pública, a ABRHidro relata ter sido eleita representante titular no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) no segmento de organizações técnicas de ensino e pesquisa, reforçando a defesa da gestão participativa e do SINGREH.


Entre os destaques, a gestão também registra filiação à SBPC e a conquista, pela primeira vez, de vaga no Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (CONERH-RN), entre outros aspectos e ações.

No plano regional, o relatório menciona capilaridade por meio de 15 comissões técnicas e científicas e cinco coordenações regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).


O documento registra, ainda, a publicação de notas técnicas e manifestos sobre temas como projetos de lei de licenciamento ambiental, destinação de recursos da CFURH e dragagens no Rio Grande do Sul, além da adesão a uma carta aberta em defesa do monitoramento meteorológico e hidrológico, entre outros fatos e feitos.


Ciência, eventos e publicações: difusão e formação

Na agenda técnico-científica, o relatório lista a realização e/ou co-realização de eventos nacionais e internacionais, com destaque para simpósios e encontros temáticos.


Em publicações, a ABRHidro aponta que as revistas RBRH e REGA passaram por atualização de identidade visual e reforço de indexações. O relatório também registra lançamentos editoriais, catálogos de obras e campanhas de acesso com descontos em livros técnicos. No mesmo bloco, é citado o lançamento de projeto de cursos, com duas edições de um curso livre em Programação em R e aplicações em hidrologia estatística Relatório ABRHidro 2024 - 2025 e presença em reunião do SciELO e debates sobre ética e IA na ciência.


Internacionalização: presença em fóruns e articulação lusófona

No eixo internacional, o relatório destaca a co-realização do SILUSBA + CPGZC 2025 em Maputo (Moçambique), com assinatura da Carta de Maputo e criação da CAPEP. Também é mencionada participação em espaços como o 10º Fórum Mundial da Água (Bali) e congressos internacionais da área.


Números: receitas, despesas e saldo

O Conselho Fiscal registra posição favorável à aprovação das contas de janeiro de 2024 a outubro de 2025, apontando que o remanescente (incluindo apuração do XXVI SBRH e despesas de novembro e dezembro de 2025) deverá ser apreciado até 31 de janeiro de 2026 Prestação de Contas - 24.25.

 


abrhidro2.png

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS:

RBRH.png
REGA.png

Contato

Graciela Schmidt Disconzi

(55) 99133 5038 

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500 
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970

bottom of page