top of page
Vista aérea do rio

Blog

Parque Tecnológico Itaipu, Agência Nacional de Mineração e Itaipu Binacional iniciam especialização em segurança de barragens




Resultado de uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), por meio do Centro Avançado em Soluções para Barragens (CEASB), Itaipu Binacional e Agência Nacional de Mineração (ANM), teve início nesta segunda-feira, 19, o curso de Especialização em Segurança de Barragens destinado a promover uma capacitação qualificada conjunta das equipes que atuam nas instituições parceiras. O principal objetivo dessa especialização é ampliar a segurança e a efetividade nos trabalhos de fiscalização de estruturas em atividade no Brasil.  


Fruto de um convênio tripartite, a especialização vai oferecer uma trilha de aprendizagem baseada nos interesses por práticas e estudos mapeados entre os profissionais do PTI, Itaipu e ANM, resultando em uma grade com estrutura inovadora e atendendo as necessidades tanto de profissionais atuantes em barragens de mineração quanto em barragens de múltiplos usos. 


Também, estão previstas visitas técnicas e a realização de uma pesquisa aplicada, oferecendo aos participantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em um contexto prático. 


Durante a aula inaugural, realizada nesta segunda, 19, o diretor de tecnologias do PTI, Alexandre Leite, destacou em sua fala os inúmeros benefícios que este processo contínuo de aprimoramento profissional pode trazer. “Até mesmo profissionais com título de doutorado estão buscando essa especialização, o que destaca a excelência do curso e o comprometimento de todas as empresas envolvidas no convênio. Infelizmente, muitas vezes só damos a devida importância a determinados temas quando ocorrem catástrofes ou eventos inesperados. Hoje, estamos aqui celebrando o início dessa nova turma, que representará um avanço significativo. Ao final do curso, teremos mais 41 especialistas em segurança de barragens no Brasil, fortalecendo a capacitação e o compromisso com a prevenção.” 


Já o diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Renato Soares Sacramento, afirmou que esse convênio com Agência Nacional de Mineração possibilita um compartilhamento de experiências e conhecimento entre de técnicos do setor elétrico, do setor de mineração e, portanto, representa uma oportunidade muito valiosa para aperfeiçoamento dos processos de gestão de fiscalização de segurança de barragens. “Esse tema, segurança de barragens, evidentemente, é um tema estratégico para a Itaipu, desde a sua construção até o dia de hoje. E por isso, para Itaipu é uma grande satisfação estar participando e fomentando a realização desse curso de especialização de alto nível formatado especialmente as necessidades da agência, da Itaipu e do PTI” concluiu. 


Na mesma linha, o diretor geral da ANM, Mauro Souza, em sua fala salientou “essa é uma iniciativa que atende muito aquilo que nós temos preconizado aqui na agência voltado para capacitação permanente, treinamento e também interação com outras instituições e esse convênio vem para somar nesse quesito, principalmente na apropriação de novas capacidades para que a gente desenvolva ainda melhor as nossas atividades institucionais” 

Ministrado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o curso será realizado de forma online, com aulas síncronas. Com 41 profissionais matriculados, sendo 03 da Itaipu Binacional, 31 da ANM e 07 do PTI, a especialização terá duração de 18 meses, proporcionando uma visão completa no tema. 


A Especialização em Segurança de Barragens representa um passo significativo para capacitação de profissionais, com foco em segurança e a sustentabilidade das barragens em nosso país. 


Fonte: Parque Tecnológico Itaipu

16 visualizações
bottom of page