top of page
Vista aérea do rio

Blog

ONS revisa volumes de espera para controle de cheias em reservatórios

ONS revisa volumes de espera para controle de cheias em reservatórios das bacias dos rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paraná e Paranapanema


Represa Barra Bonita - Rio Tiête (SP) - Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), por meio de Carta enviada no dia 17 de janeiro (CTA-ONS DOP-PR 0122/2023), a revisão de volumes de espera para controle de cheias em reservatórios das bacias hidrográficas dos rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paraná e Paranapanema. Segundo o ONS, a revisão é referente ao período 16 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023. Para as demais semanas, os volumes de espera para controle de cheias permanecem inalterados em relação aos estabelecidos no Plano Anual de Prevenção de Cheias – Ciclo 2022-2023, para o cenário normal.


Os novos volumes de espera para o período são apresentados nas tabelas abaixo, referente aos reservatórios de Furnas, Mascarenhas de Moraes, Marimbondo, Água Vermelha Emborcação, Nova Ponte, Itumbiara, São Simão, Barra Bonita, Promissão, Ilha Solteira Equivalente, Jurumirim, Chavantes e Capivara.


O volume de espera é a parte do volume útil de um reservatório, abaixo do nível máximo operativo normal, mantido vazio para ser utilizado no controle de cheias. Esse volume é determinado no planejamento anual do controle de cheias.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

23 visualizações
bottom of page