top of page
Vista aérea do rio

Blog

O III Encontro Nacional de Desastres foi um sucesso

III Encontro Nacional de Desastres realizado em Niterói - Rio de Janeiro foi sucesso de público e qualidade de apresentações.

Entre os dias 06 a 09 de março, foi realizado o III Encontro Nacional de Desastres - END com o tema “Eventos Extremos e Sociedade sob a perspectiva das mudanças climáticas” no Campus Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense - UFF, em Niterói-RJ, com o objetivo de aumentar as discussões acerca dos desastres sob a perspectiva dos recursos hídricos, possibilitando a divulgação e a troca de conhecimentos sobre o tema.


A programação geral foi iniciada com a realização de três visitas de campo com destinos para Angra dos Reis, Petrópolis e Nova Friburgo. Em todas as cidades, os participantes puderam visitar os locais afetados por desastres naturais e sistemas de monitoramento realizado, além de conhecer as particularidades geográficas, sociais e geológicas de cada lugar.


Na terça-feira (07), o evento iniciou com a mesa formada pelo presidente da ABRHidro, Cristóvão Fernandes, a Diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil -CPRM, Alice Castilho, o Diretor da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Rodrigo Wagner e a presidente da comissão organizadora do END, a professora Franciele Zanandrea.


A primeira palestra do END foi realizada em inglês sobre “Changing climate shifts the timing of floods?” ministrada pelo professor da Universidade de Tecnologia de Vienna Günter Blöschl professor Centre for Water Resource Systems da Vienna University of Technology, que contou com tradução simultânea e transmissão ao vivo, através do canal do youtube do SGB-CPRM.


Ao final da programação da terça-feira houve também o lançamento do livro “Desastres e Água – Eventos Históricos no Brasil” de autoria de Franciele Zanandrea, Masato Kobiyama, Gean Paulo Michel, Ayan Santos Fleischmann, e Walter Collischonn, finalizando com o coquetel.


O III Encontro Nacional de Desastres utilizou aplicativo ABRHidro, com toda programação disponível, possibilitando a interação de conteúdos e entre palestrantes e participantes em tempo real.


O evento conquistou o Selo Atmosfera, da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências - ABMGeo – que representa equidade de gêneros e raça entre palestrantes em suas lideranças e falas convidadas, e acessibilidade para pessoas com deficiência, devido a expressiva participação feminina. Estiveram presentes 79 mulheres inscritas, 08 palestrantes em mesas redondas, 52 mulheres apresentaram trabalhos em sessões orais e pôsters e 05 na comissão de organizadora.


Após a conclusão da mesa redonda sobre o contexto Recente dos Desastres no Brasil: Particularidades e interações, foi realizada a reunião aberta “Discussões para gestão de desastres” com a participação de diferentes atores envolvidos no tema.

Para a mesa foram convidados o professor Marcos Barreto de Mendonça- UFRJ, a professora Mônica Pertel - UFRJ, representantes da Defesa Civil de Niterói, de Maricá e do Rio de Janeiro e, a representante da Comissão das vítimas da tragédia da região serrana do Rio de Janeiro, Claudia Ramos.


No total, na programação do END foram recebidas 140 submissões, 133 aprovadas, 585 autores com submissões aprovadas, 193 inscrições confirmadas, 59 gratuitas e 163 credenciadas.



Créditos: Texto e fotos - Ericka Melo/Comunicação ABRHidro

85 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page