top of page
Vista aérea do rio

Blog

MMA abre novas vagas para curso gratuito sobre Gestão da Qualidade do Ar

Integralmente on-line e com carga horária de 30h, curso está em sua segunda edição no ano; vagas são limitadas

Brasília - O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, está promovendo o curso “Gestão da Qualidade do Ar”, com o objetivo de capacitar interessados sobre o tema, demonstrando as principais fontes de poluição e suas consequências sobre a saúde humana, o meio ambiente e a economia.


O curso apresenta o panorama da gestão da qualidade do ar no país e os principais instrumentos e tecnologias existentes voltados ao planejamento e gerenciamento de sua qualidade. Tem como público-alvo a sociedade em geral, dentre professores, pesquisadores e alunos interessados no tema, além de gestores, servidores e técnicos que trabalham nas áreas de qualidade do ar e da saúde, nos três níveis de governo.


Desenvolvido em quatro módulos, o curso tem carga horária de 30h e é oferecido na plataforma de educação à distância do MMA. Estão abertas 3 mil vagas e a data máxima para conclusão é 31 de julho de 2023.


O primeiro módulo apresenta uma introdução à poluição atmosférica e seus impactos à saúde; os métodos de prevenção e controle das emissões de poluentes atmosféricos; o objetivo do monitoramento da qualidade do ar e a legislação aplicada.


O segundo módulo apresenta as redes de monitoramento da qualidade do ar no país; os critérios para instalação das estações de monitoramento; os modelos de gestão de redes e as formas de certificação, validação, interpretação e divulgação dos dados monitorados. O terceiro módulo é mais técnico e trata dos diversos tipos de equipamentos de monitoramento da qualidade do ar e do Plano de gestão para a operação, calibração e manutenção de uma estação de monitoramento. Já o quarto módulo trata da modelagem de dispersão de poluentes, dos inventários de emissões atmosféricas, dos planos de controle de emissões e dos relatórios de avaliação da qualidade do ar.


Espera-se que os participantes desenvolvam uma compreensão abrangente sobre os fatores que influenciam a qualidade do ar, a importância de seu monitoramento e que sejam capazes de aplicar esse conhecimento em suas áreas de atuação. Dessa forma, se tornarão agentes de mudança capazes de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de contribuir para a saúde e melhoria da qualidade de vida da população.


Os concluintes do curso receberão um certificado emitido pelo MMA.


As inscrições devem ser feitas na plataforma de Educação à Distância do MMA.

Assessoria de Comunicação do MMA (61) 2028-1227/1031


Fonte: MMA

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page