top of page
Vista aérea do rio

Blog

Marina Silva defende proteção ao meio ambiente e combate à desigualdade


Foto: World Economic Forum/Sandra Blaser

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, discutiu o papel da sustentabilidade no desenvolvimento a partir de uma economia estruturada no uso sustentável dos recursos naturais, no primeiro dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

No painel de abertura do evento, Marina Silva ressaltou que o novo governo está comprometido com o desmatamento zero, proteção dos povos tradicionais, democracia, sustentabilidade, além do combate à desigualdade. “Eu fiquei muito feliz quando o presidente Lula me convidou para ser, pela terceira vez, sua ministra de Meio Ambiente, porque eu vejo que ele colocou essa agenda no mais alto nível das prioridades e assumiu que a política ambiental brasileira, política de clima, não será uma política setorial, será uma política transversal e estará presente nas políticas de energia, de transporte, de mobilidade, na agricultura, na indústria, em todos os setores”, explicou.

A ministra defendeu que é preciso liderar pelo exemplo, protegendo o meio ambiente, mas, também, combater as desigualdades. “Vamos liderar pelo exemplo. Nós podemos falar muitas coisas legais, mas se não reduzirmos o desmatamento, apenas falamos. Neste momento, vamos precisar entender que é preciso fazer em dois trilhos: é o trilho de proteger o meio ambiente, mas [também] de combater as desigualdades. O mundo é desigual. No meu país têm 120 milhões de pessoas que estão passando fome. Nós tínhamos saído do mapa da fome e agora temos 33 milhões de pessoas que estão vivendo com menos de um dólar por dia. A sustentabilidade não é só econômica, não é só ambiental, ela é também social”, disse a ministra.

Segundo ela, as respostas técnicas para que essa agenda seja implementada já existem, o que falta é a vontade ética e o compromisso político.

Marina Silva ressaltou, ainda, que é possível aumentar a produção agrícola brasileira fazendo a transição para a produção sustentável. “Podemos triplicar a produção agrícola do Brasil sem precisar derrubar uma árvore. Esse é o desafio colocado pelo presidente Lula para mim e para o ministro da Agricultura. Fazer a transição para uma agricultura sustentável. Isso precisa de conhecimento, de inovação e de tecnologia”, ressaltou.

O Fórum Econômico Mundial começou nesta segunda-feira (16) e vai até sexta-feira (20). O tema da reunião anual deste ano, que promove o encontro de líderes políticos, de empresas e da sociedade civil, é a “Cooperação em um mundo fragmentado”. O Governo Brasileiro é representado pela ministra Marina Silva e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

ASCOM MMA

CategoriaMeio Ambiente e Clima


Fonte: Ministério do Meio Ambiente

11 visualizações
bottom of page