Juventude em pauta: Hidrotalk “Confluência” reúne jovens protagonistas da gestão hídrica no dia 15 de setembro
- Comunicação ABRH
 - 11 de set.
 - 2 min de leitura
 
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), por meio da Comissão Técnica Jovem, promove no dia 15 de setembro de 2025, às 17h, mais uma edição do Hidrotalk, série de webinars que conecta ciência, prática profissional e novos olhares sobre a água.

Com o tema “Confluência: atuação jovem em Recursos Hídricos”, a conversa será construída e conduzida por jovens da área, trazendo ao centro do debate a importância do protagonismo da juventude na gestão hídrica e em fóruns como o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece em novembro, em Vitória (ES). O objetivo é inspirar, compartilhar experiências e reforçar a relevância de novas gerações na construção de soluções para o futuro da água.
Mediação
A moderação será de Verena Maria Manolaque Meirelles. Ela é é Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduanda em Recursos Hídricos. Além de atuar em empresa de consultoria de soluções em engenharia, Verena é Coordenadora da CT Jovem da ABRHidro e Diretora do Instituto Águas Resilientes, onde trabalha com gestão hídrica e soluções climáticas, com foco em justiça socioambiental, promovendo a construção de soluções coletivas e o protagonismo da juventude.
Participantes confirmados
Yuri Antonio da Silva Rocha – Doutorando e Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Tecnologia Social em Saneamento, Saúde e Ambiente na Amazônia pelo IFPA. Engenheiro Ambiental e de Energias Renováveis pela UFRA e Técnico em Edificações pelo IFPA. Atua como docente voluntário/visitante no Programa de Pós-graduação lato sensu em Tecnologia Social em Saneamento, Saúde e Ambiente (IFPA). Membro do Grupo de Pesquisa e do Laboratório de Estudos e Modelagem Hidroambientais (GPEMHA/LEMHA/UFPA). Possui experiência em geoprocessamento, sensoriamento remoto, hidrologia, bacias hidrográficas, gestão de recursos hídricos, saneamento, mudanças climáticas, tecnologias sociais e projetos socioambientais.
Geraldo André – Engenheiro Sanitarista e Ambiental (Ifes); Mestre em Engenharia Ambiental (Ufes); Doutarando em Engenharia Ambiental (Ufes); Especialista em Geotecnologias (Ipog); fundador da Physis Engenharia Ambiental; Professor da Universidade Vila Velha.
Débora Valério – Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ao longo de sua formação acadêmica, atuou como monitora em três edições da disciplina de Geoprocessamento e desenvolveu duas pesquisas científicas: uma voltada à avaliação de emissões de gases de efeito estufa, com aplicação da ferramenta GHG Protocol, e outra dedicada ao estudo da resiliência urbana frente a eventos de cheias, com enfoque em Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Participou da empresa júnior de seu curso e, atualmente, integra um grupo discente. Além disso, encontra-se em estágio na Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL).
Um espaço de diálogo e inspiração
O Hidrotalk “Confluência” simboliza o encontro de trajetórias que, assim como rios que convergem, unem forças para ampliar o debate sobre gestão de recursos hídricos. Mais do que compartilhar currículos e experiências, o encontro busca fortalecer a rede jovem da ABRHidro e ampliar sua representatividade em discussões técnicas, científicas e políticas do setor. A transmissão será gratuita e ao vivo pelo canal da ABRHidro no YouTube.












Comentários