Hidrotalks “Figuras para impressionar”
- 1 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

“Figuras para impressionar” foi o tema do nosso Hidrotalks dessa semana no youtube
No final da tarde da última segunda-feira (27) o nosso Hidrotalks teve como tema “Figuras para Impressionar” com a organização da Comissão Técnica Jovem da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ASBRHidro.
O webinar contou com a moderação do Dimaghi Schwamback e teve como convidados Alex Kobayashi, Assistant doctorant – Université de Neuchâtel e Marcos Roberto Benso, Doutorando em Engenharia Hidráulica e Saneamento da EESC/USP.
Quais as novas tendências para figuras para impressionar em artigos, apresentações, com informações visuais claras que chamem a atenção e gerem valor ao seu conteúdo? Quais as boas práticas e ferramentas que podem facilitar esse desenvolvimento?
Alex Kobayashi iniciou a apresentação falando em aspectos gerais na construção de figuras e posteriormente na linguagem atrelada a comunicação da mensagem, impactos sobre o público e credibilidade da informação, focados na definição do público alvo, demonstrando alguns softwares e deixando claro que a apresentação não seria um tutorial, com exemplos do uso de Python.
Marcos Benso explicou como gerar, preparar, analisar e apresentar através de um framework onde é possível sintetizar, organizar e conceituar as informações através de dados processados e sequência de sinais e símbolos. Falou ainda nos melhores formatos para garantir uma melhor resolução para o resultado final.
Após as apresentações, foi aberta uma roda de conversa para responder as perguntas do público presente.












Recentemente acompanhei uma apresentação do Alex Kobayashi, onde ele destacou pontos essenciais sobre a construção de figuras, a linguagem visual e o impacto da comunicação na credibilidade da informação. Ele reforçou a importância de definir bem o público-alvo e mostrou alguns softwares úteis, lembrando que não se tratava de um tutorial, mas sim de exemplos práticos — inclusive utilizando Python RPA . Esse mesmo Python, além de apoiar na visualização e clareza da mensagem, também é a base de soluções poderosas como o RPA (Robotic Process Automation). Com o Python RPA, é possível automatizar tarefas repetitivas sem esforço: gerar relatórios, validar dados, inserir informações em sistemas contábeis e muito mais. O grande diferencial é a capacidade de conectar diferentes sistemas…