top of page
Vista aérea do rio

Blog

Entenda o impacto da Nova Resolução Conjunta ANA ANEEL nº 127/2022 nas usinas hidrelétricas


Desde o dia 01/01/2023 entrou em vigor a Nova Resolução Conjunta ANA ANEEL nº 127, de 26 de julho de 2022, que estabelece as condições e os procedimentos a serem observados pelos titulares de empreendimentos hidrelétricos com potência instalada superior a 1.000 kW para a instalação e operação de estações hidrológicas, visando ao monitoramento pluviométrico, limnimétrico, defluência, fluviométrico, sedimentométrico e de qualidade da água, e para o acompanhamento do assoreamento de reservatórios e dar outras providências.


Os gestores dos empreendimentos hidrelétricos que possuem registro do Poder Concedente e com potência instalada maior que 1 MW e até 5 MW impactados pela nova resolução devem ficar atentos ao prazo, pois terão até o dia 30/06/2023 para envio do Projeto de Instalação de Estações Hidrológicas.


Após a aprovação do Projeto de Instalação de Estações Hidrológicas pela ANA, os gestores dos referidos empreendimentos já em operação comercial deverão implementar as estações hidrológicas e apresentar no prazo de 180 dias o Relatório de Instalação de Estações Hidrológicas que comprova que a Rede Hidrológica aprovada pela ANA foi implantada. Para empreendimentos em construção os gestores deverão observar os prazos na Tabela 2 da norma para implantação das estações hidrológicas e 2 meses para envio à ANA do Relatório de Instalação.



Estação Hidrometeorológica

A Estação Hidrometeorológica é um sistema autônomo e automático que utiliza um sensor de precipitação (Pluviômetro) que mede a quantidade de chuva e um sensor de nível fluviométrico que mede a variação do nível de água. Este sistema gera alertas quando estes parâmetros ultrapassam valores críticos, dessa forma, é possível acompanhar em tempo real a evolução desses fenômenos, dando subsídios com antecedência suficiente para a tomada de decisões por parte dos órgãos competentes para que as medidas apropriadas possam ser tomadas prontamente, mesmo nos lugares mais remotos.


Os dados e informações obtidos pelas Estações Hidrometeorológicas são imprescindíveis para a adequada gestão dos recursos hídricos, envolvendo o desenvolvimento de projetos que dependem do uso da água, preservação dos recursos hídricos e auxílio na tomada de medidas e ações necessárias a fim de minimizar os danos causados pelos eventos de inundações e estiagens.


A HOBECO, em parceria exclusiva com a VAISALA há mais de 30 anos, possui soluções e sistemas para atender plenamente a nova Resolução Conjunta ANA ANEEL nº 127/2022 com alta confiabilidade e durabilidade, e utilização de sistemas autogerenciado com envio de alertas:

  • Fornecimento e instalação de Estações Hidrológicas Automáticas;

  • Emissão de Relatórios de instalação das Estações, atendendo à nova resolução;

  • Hospedagem em nuvem e envio automático dos dados para ANA;

  • Serviços de manutenção preventiva e corretiva das Estações Automáticas;

  • Relatório de consistência de dados anual.

Para as soluções de Hidrometeorologia, além dos parâmetros tradicionais de monitoramento como chuva e nível d'água, a HOBECO conta com soluções para o monitoramento contínuo de velocidade de fluxo e vazão (livre de manutenção), utiliza tecnologia de medição por radar (por efeito Doppler sem contato físico com a água) e ainda é possível integrar uma câmera fotográfica que permite o monitoramento visual da condição do rio, canal ou barragem.

Os sistemas de alertas hidrometeorológicos reduzem os riscos das barragens e reservatórios com seus avisos de enchentes e inundações. As soluções da HOBECO são especialmente projetadas para operações remotas que demandam alta confiabilidade e garantia na transmissão dos dados monitorados.


As Estações Hidrometeorológicas automáticas HOBECO/VAISALA conferem alta durabilidade e confiabilidade, fornecendo dados com controle de qualidade para diversas aplicações hidrometeorológicas em projetos que requerem um grande número de sensores.


Em 2022 a HOBECO completou 90 anos de grande tradição e especialização em prover soluções em sistemas de observação hidrometeorológicos e ambientais e no fornecimento de instrumentos de medição nas áreas de Meteorologia, Hidrologia, Meio Ambiente, Processos Industriais, Aeroportos, Portos, Rodovias e Aplicações Militares.


Acesse nosso hotsite e saiba mais sobre a Solução Hobeco para Nova resolução: https://www.hobecohidrologia.com/


Entre em contato com nosso consultor:


Igor Giovelli | Analista de Projetos de Hidrologia

Hobeco Sudamericana Ltda.

Lad. Madre de Deus, 13 - Gamboa - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20221-090

Whatsapp/celular: (21) 9-8738-3988

igor@hobeco.net | www.hobeco.net






325 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page