top of page
Vista aérea do rio

Blog

Consórcio PCJ elege nova Diretoria para o Biênio 2023-2024



Mario Botion, prefeito de Limeira, foi reeleito presidente da entidade durante reunião na manhã dessa quinta-feira (16), com a presença de prefeitos e empresas das Bacias PCJ

O Consórcio PCJ realizou na manhã da última quinta-feira (16), na cidade de Limeira (SP), a 92ª Reunião Ordinária da entidade, que elegeu os novos membros do Conselho Diretor da entidade. O prefeito de Limeira e atual presidente do Consórcio, Mario Botion, foi reeleito para dirigir a entidade no biênio 2023-2024. A lista completa com os nomes da nova diretoria está disponível ao final do texto.

A reunião reuniu 12 prefeitos da região e do sul de Minas Gerais, além de importantes empresas da região, que fazem parte do quadro de associados. Os demais prefeitos associados que não puderam participar presencialmente enviaram representantes por meio de procuração. Atualmente, o Consórcio PCJ é composto por 41 municípios e 23 empresas.

Entre os prefeitos que compareceram à reunião, estiveram: Emil Ono prefeito de Atibaia (SP); Benedito Rodrigues Silva, prefeito de Bom Jesus dos Perdões (SP); Rodrigo Alves de Oliveira, prefeito de Camanducaia (MG); José Adinan Ortolan, prefeito de Cordeirópolis (SP); Leandro Martinez, prefeito de Corumbataí (SP); José Nazareno Zeze Gomes de Hortolândia (SP); Nelita Cristina Michel, prefeita de Iracemápolis (SP); Marcio Gustavo Bernardes Reis, prefeito de Jaguariúna (SP); Claudio Hosé Schooder (Leitinho), prefeito de Nova Odessa (SP); Fábio Vinícius Polidoro, prefeito de Pedreira (SP); Luciano Santos T. de Almeida, prefeito de Piracicaba (SP); e Gustavo Ramos Perissinoto, prefeito de Rio Claro (SP).

O atual presidente Mario Botion agradeceu a todos presentes a confiança nele depositada para guiar os trabalhos do Consórcio PCJ. “Agradeço o voto de confiança de todos, que me levaram à reeleição. E, juntos, temos desafios importantes para as bacias”, disse.

Na oportunidade, Botion agradeceu o trabalho dos membros do atual mandato, e deu boas-vindas aos que estão chegando.

“O Mario fez um trabalho extremamente importante no Consórcio nesses últimos dois anos. E desejo sucesso nesse novo biênio”, comentou o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis. Demais prefeitos também o cumprimentaram pela reeleição, e se colocaram à disposição para ajudá-lo no novo mandato que se iniciará no dia 1° de abril de 2023.

Além da eleição, a 92ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ tratou de assuntos importantes – como a situação dos mananciais que melhoraram nas últimas semanas em função das chuvas em todo o Estado de São Paulo, bem como apresentação de um balanço das atividades educativas realizadas com alunos, professores e comunidade em geral. Não é de agora que Botion atua na questão. Ele tem um histórico com as instituições de recursos hídricos desde os anos 90. “Iniciei minha atuação através da Aeal (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira), inclusive no Consórcio”, relembrou.

Durante a reunião, o Consórcio PCJ também informou sobre a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Água, que acontecerá de 22 a 24 de março, em Nova York. Dois eventos digitais propostos pela entidade foram aprovados pela ONU e farão parte da programação oficial da Conferência. Em breve, a entidade dará mais detalhes.

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composto por 41 municípios e 23 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão de água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: o Conselho Mundial de Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

Confira, abaixo, como ficou o Conselho Diretor para o biênio 2023-2024:

Presidente: Mário Botion – Limeira/SP

Vice-Presidente de Políticas de Recursos Hídricos* Estanislau Steck

Vice-Presidente de Programa de Educação e Sensibilização Ambiental Nilson Alcides Gaspar – Indaiatuba/SP

Vice-Presidente de Assuntos Institucionais* Márcio Gustavo Bernardes Reis – Jaguariúna/SP

Vice-Presidente de Integração Regional Adinan Ortolan – Cordeirópolis/SP

Vice-Presidente de Programas Regionais Gustavo Perissinoto – Rio Claro/SP

Vice-Presidente de Saneamento e Resíduos Sólidos* Emil Ono – Atibaia/SP

Vice-Presidente de Ampliação das Disponibilidades Hídricas Luciano Santos T. Almeida – Piracicaba/SP

Vice-Presidente de Proteção aos Mananciais Martim de França Silveira Ribeiro – DAE Jundiaí

Vice-Presidente de Tecnologias e Sistemas de Gestão Mariana Sanches – BRK Ambiental

Vice-Presidente de Sistemas de Monitoramento das Águas Manuelito Pereira Magalhães Junior – SANASA Campinas

Conselheiros

Municípios

– Com menos de 50 mil habitantes:

Artur Nogueira/SP – Lucas Sia Rissato

Holambra/SP – Fernando Henrique Capato

Ipeuna/SP – Diego Heron Pinheiro

Pedreira/SP – Fábio Vinicius Polidoro

Piracaia/SP – José Silvino Cintra

– Entre 50 mil a 500 mil habitantes

Americana/SP – Francisco Antonio Sardelli

Hortolândia/SP – José Nazareno Gomes

Santa Barbara D’Oeste/SP – Rafael Piovezan

– Mais de 500 mil habitantes

Campinas/SP – Dario Saad

Empresas

AEGEA Mirante – Silvia Tesseroli

Evonik – Pedro Monteiro Deniz

Klabin – Edison Carlos Giusti

SABESP – Wilson Stocco

Usina Ester – Fernando Henrique Bordrin

Agentes de Interlocução Consultiva

Camanducaia/MG – Rodrigo Alves de Oliveira

Bragança Paulista/SP – Amauri Sodré


Fonte: Consórcio PCJ

19 visualizações
bottom of page