Comissão Científica do XXVI SBRH representa o coração na configuração do evento
- Comunicação ABRH
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Jamil Alexandre Ayach Anache e Lais Ferrer Amorim de Oliveira compartilham a missão do grupo
Faltando poucos dias para o início do evento que reunirá a comunidade de recursos hídricos no Brasil, a Comissão Científica do XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (que acontece de 23 a 28 de novembro de 2025, em Vitória-ES) confirma sua função estratégica na curadoria técnica, temática e de qualidade do encontro.

Jamil Alexandre Ayach Anache, vice-presidente da Comissão, explica que o processo de formação da Comissão Científica teve início mais de um ano antes da data marcada para o evento. Ao lado de Lais Ferrer Amorim de Oliveira, membro do grupo, destaca que, num primeiro momento, reuniram-se coordenadores e vice-coordenadores das Comissões Técnicas da ABRHidro, juntamente com a diretoria, com o objetivo de integrar ao grupo profissionais que já atuavam no debate nacional e internacional sobre recursos hídricos. A partir dessas discussões, foi elaborado o temário do evento, com a participação dos associados na proposição de sessões especiais e da Comissão na definição das sessões regulares.
Enquanto a organização recebia as contribuições, a Comissão coordenou a seleção e a distribuição de mesas-redondas e conferências sugeridas pelos associados, via editais públicos. Posteriormente, os trabalhos submetidos foram encaminhados ao corpo de revisores, a Comissão Científica ampliada, que, em prazo recorde, realizou a avaliação e o enquadramento das submissões.
Concluída essa etapa, foram organizadas apresentações nos formatos oral e pôster, com agrupamento por temáticas e definição de sessões regulares e especiais, em articulação com as Comissões Técnicas. O resultado visado: “um evento plural, em que cada dia oferece ao participante uma diversidade de temas complementares e interligados”, fala Anache, também professor da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador da Comissão Técnica de Ensino da ABRHidro.
Para a Associação, a atuação da Comissão Científica representa um pilar de credibilidade e robustez técnica do XXVI SBRH. É ela que assegura a qualidade dos debates, a relevância dos temas e o rigor científico das sessões, elementos considerados indispensáveis para consolidar o evento como referência na área de recursos hídricos no Brasil e além.
Anache e Lais trabalham junto de outros 24 grandes nomes. E, à medida que a contagem regressiva avança, inscritos, palestrantes e participantes reconhecem, cada vez mais, o valor desse trabalho de bastidores na criação de um programa integrado e de alto nível.












Comentários