Na terça-feira, 10 de janeiro, uma equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), liderada pela diretora-presidente, Verônica Sanchez, esteve na sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Brasília (DF), para discutir os projetos da ANA em parceria com a OTCA. A diretora-presidente da Agência se reuniu com a secretária geral da OTCA, María Alexandra López, e com o diretor executivo da Organização, o embaixador Carlos Alfredo Lazary. O encontro também contou com a participação da superintendente Flávia Oliveira, do coordenador(a) de Articulação e Planejamento Internacional, Raimundo Alves, entre outros(as) servidores(as) da ANA.
A reunião focou nas tratativas e elaboração de ações estratégicas para os projetos que envolvem as duas instituições: o Projeto Amazonas: Ação Regional na Área de Recursos Hídricos e o Projeto Bacia Amazônica. Na ocasião, a OTCA agradeceu o apoio da ANA no fortalecimento da agenda de recursos hídricos na Bacia Amazônica e os importantes avanços alcançados pelos projetos, ressaltando seu interesse em continuar com a parceria.
Além disso, também compôs a agenda do encontro, a pauta sobre a participação das duas instituições no evento “UN 2023 Water Conference”, que será promovido pela Organização das Nações Unidas em março deste ano. E por fim, ainda foi identificado a possibilidade de nova parceria nas áreas de acesso à água e saneamento básico.
A OTCA
A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica é uma instituição intergovernamental integrada por oito países amazônicos que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Como um bloco socioambiental, a OTCA trabalha nas esferas política, diplomática, estratégica e técnica. Assim, atua para gerar sinergias entre governos, organizações multilaterais, sociedade civil organizada, comunidade científica, agências de cooperação e setores produtivos no contexto da implementação do Tratado.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comments