top of page
Vista aérea do rio

Blog

ANA reúne principais instituições do setor na formulação do Fórum Latino-Americano da Água

ANA reúne principais instituições brasileiras do setor de recursos hídricos na formulação do Fórum Latino-Americano da Água


Diretores Filipe Sampaio, Ana Carolina Argolo e Mauricio Abijaodi participam da reunião sobre o Fórum Latino-Americano da Água

Na tarde desta quinta-feira, 25 de janeiro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) sediou, em Brasília, um encontro para formatar o 1º Fórum Latino-Americano da Água. Nesse encontro inédito coordenado pela ANA, foram reunidas as principais instituições do setor de recursos hídricos no Brasil em torno da realização do Fórum: a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).


O 1º Fórum Latino-Americano da Água está previsto para acontecer em novembro deste ano com o intuito de se tornar um espaço de convergência de pautas sobre a água na América Latina. Esse novo evento também está sendo formulado para ser uma oportunidade para que os países latino-americanos produzam um posicionamento regional a ser levado ao Fórum Mundial da Água, que terá sua próxima edição em 2024 na ilha de Bali, na Indonésia.


Juntamente com a REBOB, a ANA – representada pela diretora Ana Carolina Argolo e pelos diretores Filipe Sampaio e Mauricio Abijaodi – realizou a reunião histórica com a ABRHidro, a ABAS e a ABES em torno de uma pauta em comum, enfatizando a importância da temática de recursos hídricos para a Agência. Durante o encontro, houve um consenso sobre o papel que o 1º Fórum Latino-Americano da Água terá no estímulo à integração e ao desenvolvimento da região por meio dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Também foram iniciadas as discussões sobre as temáticas do evento e possíveis parcerias para sua realização.


Diretor Filipe Sampaio discursa durante reunião sobre o novo Fórum Latino-Americano da Água
O diretor Filipe Sampaio ressaltou as motivações que levaram à criação desse novo encontro no contexto da América Latina. "Queremos, com este Fórum, ressaltar a importância da integração dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, porque só assim teremos como avançar na gestão de recursos hídricos na América Latina", disse o dirigente.

Lupércio Ziroldo Antônio - Presidente da REBOB
O presidente da REBOB, Lupércio Ziroldo Antônio destacou a importância do protagonismo do Brasil na gestão dos recursos hídricos na América Latina e enalteceu esta reunião histórica envolvendo representantes da ABRHidro, ABES e ABAS junto com a Diretoria da ANA, para a construção de uma agenda propositiva pela integração das políticas de água no território latino-americano.

Além dos membros da Diretoria da ANA e servidores(as) da instituição, participaram do encontro o presidente da REBOB, Lupércio Ziroldo; o presidente e a vice-presidente da ABRHidro, Cristóvão Scapulatempo e Suzana Montenegro; o presidente da ABAS, José Paulo Netto; o diretor executivo da ABES, Josivan Cardoso, representando o presidente Alceu Bittencourt; entre outros(as) participantes.



Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

104 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page