top of page
Vista aérea do rio

Blog

ANA e SEMA/AP discutem eventos críticos e entrada do Amapá no Monitor de Secas


Nesta sexta-feira, 31 de março, o superintendente adjunto de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Alan Lopes, e o especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico Edmilson Pinto se reuniram em Macapá (AP) com a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá (SEMA/AP). Um dos temas discutidos no encontro foi a entrada do estado no Monitor de Secas, que já acompanha o fenômeno em 23 estados e no Distrito Federal.


A ANA e a equipe da SEMA/AP também discutiram a reestruturação da Sala de Situação do Amapá para gestão de eventos críticos no estado, assim como a integração dos dados dela com a Sala de Situação da ANA, que fica na sede da instituição em Brasília.


Outro ponto da pauta do encontro foi o atingimento, pelo Amapá, das metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO), que é uma iniciativa da ANA que oferece incentivo financeiro aos sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos. Além disso, a Agência e a SEMA/AP trataram da atualização do Atlas de Vulnerabilidade a Inundações com dados sobre o estado nessa temática.


Segundo Alan Lopes, esse tipo de encontro da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estreita os laços da instituição junto aos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos e permite conhecer os desafios locais. “Esse contato próximo com o Amapá estreita a parceria da ANA com o estado para aperfeiçoamento da gestão de riscos de eventos hidrológicos críticos, como secas e inundações”, destacou o superintendente adjunto.


Pela SEMA/AP participaram do encontro a secretária estadual de Meio Ambiente, Taísa Mendonça; os secretários adjuntos Cássio Lemos e Patrick Cantuária; o diretor de Desenvolvimento Ambiental, Marcos Almeida; e a diretora de Controle Ambiental, Cleane Pinheiro. Estiveram presentes, ainda, representantes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).


Em 1º de março a ANA recebeu em sua sede o governador do Amapá, Clécio Luís. Durante o encontro foram discutidas possíveis parcerias entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e o Governo do Estado do Amapá.




Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


7 visualizações

Comments