top of page
Vista aérea do rio

Blog

ANA e ABRHidro convidam universidades para reunião estratégica sobre Cátedras UNESCO e redes UNITWIN

  • há 11 horas
  • 2 min de leitura




A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) têm agenda importante no dia 2 de abril de 2026, às 16h. Trata-se de uma reunião estratégica voltada a representantes acadêmicos e pesquisadores sobre o Programa de Cátedras UNESCO e Redes UNITWIN (University Twinning and Networking). O encontro será realizado de forma virtual, por meio do Microsoft Teams.


A iniciativa tem como objetivo estimular a adesão de universidades brasileiras a Cátedras UNESCO já existentes ou a criação de novas redes voltadas à água e temas correlatos, além de apresentar os trâmites de candidatura e os benefícios oferecidos por essa inserção internacional.


As cátedras vinculam-se a redes UNITWIN para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino, extensão e treinamento, atuando como espaços de articulação e formulação de soluções inovadoras e políticas públicas. Atualmente, mais de 50% dos membros da rede UNITWIN pertencem a universidades da Europa e da América do Norte, enquanto a participação brasileira ainda é reduzida.


Em um primeiro levantamento, foram identificadas apenas três universidades brasileiras entre as cátedras relacionadas à água, sem confirmação sobre sua permanência no programa. Esse cenário pode indicar uma sub-representação do país no contexto global da ciência hidrológica e da gestão de recursos hídricos. O processo de submissão de candidaturas é anual e encontra-se atualmente aberto.


Entre as oportunidades oferecidas pelo programa às universidades estão o reconhecimento internacional, ao atuar como parceiro intelectual oficial da UNESCO e “laboratório de ideias”; o acesso a uma rede global de 950 cátedras em 120 países, favorecendo a cooperação Sul-Sul e Norte-Sul-Sul; o alinhamento das pesquisas nacionais aos grandes desafios globais, como gestão da água, biodiversidade e ação climática; e o incentivo à mobilidade acadêmica, com intercâmbio de professores e estágios para estudantes em organismos internacionais.


Para a ABRHidro, ampliar a presença brasileira nessas redes é fundamental para projetar o conhecimento técnico-científico nacional no cenário internacional e fortalecer a cooperação em prol do desenvolvimento sustentável.


As instituições organizadoras convidam representantes acadêmicos, pesquisadores e equipes universitárias a participarem da reunião e reforçam que o convite pode ser compartilhado com outros interessados.


Data: 2 de abril de 2026

Horário: 16h

Plataforma: Microsoft Teams

Comentários


abrhidro2.png

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS:

RBRH.png
REGA.png

Contato

Graciela Schmidt Disconzi

(55) 99133 5038 

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500 
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970

bottom of page