top of page
Vista aérea do rio

Blog

ANA divulga atualização do Mapa do Monitor de Secas


- Foto: Monitor de Secas de Dezembro de 2022

Nesta quinta-feira, 19 de janeiro, foi publicado o Mapa do Monitor de Secas referente a dezembro de 2022. O mapa do Monitor é mensal e sempre é referente às condições de seca dos estados participantes no mês anterior.


O destaque principal deste Mapa é a entrada do estado do AM, que se juntou aos estados do Tocantins, Rondônia e Acre da Região Norte do País, última a receber a expansão do Programa. Agora, ficam faltando apenas os estados do Pará, Roraima e Amapá para se finalizar a cobertura nacional, o que deve acontecer até o final de 2023.


Alguns pontos importantes do mapa atual são que, na Região Nordeste, devido às anomalias positivas registradas nos últimos meses, houve atenuação na condição de seca, que passou de moderada para fraca em uma pequena porção do oeste da Bahia, do sul do Rio Grande do Norte, e do norte da Paraíba, além do recuo da seca fraca na Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba, e o desaparecimento da seca fraca no Maranhão, Piauí e Sergipe. Também houve o desaparecimento de seca no nordeste e sudoeste da Bahia. Por outro lado, devido à piora nos indicadores, houve o surgimento de seca fraca no nordeste do Rio Grande do Norte.


Já na Região Sudeste, em decorrência de melhora nos indicadores, houve o recuo da seca extrema no Triângulo Mineiro e noroeste de São Paulo. A área com seca grave diminuiu no centro-norte de São Paulo e houve a atenuação da seca, que passou de moderada para fraca no centro-sul do Espírito Santo, no leste de São Paulo e no leste e sul de Minas Gerais, além do desaparecimento de seca na porção noroeste mineira. Também houve diminuição das áreas com seca moderada no oeste de Minas Gerais e com seca fraca no norte e sudeste mineiro, leste de São Paulo e no centro-norte do Espírito Santo.


Na Região Sul, em função de anomalias negativas de precipitação, houve a intensificação da seca moderada para a seca grave no oeste do Rio Grande do Sul e o avanço das secas moderada e fraca no restante do estado. Também houve o aumento da área com seca fraca no oeste de Santa Catarina. Por outro lado, a chuva acima da média diminuiu as áreas com secada moderada e fraca no norte do Paraná.


Na Região Centro-Oeste, devido às chuvas acima da normalidade, houve em Goiás o desaparecimento da seca no nordeste e o abrandamento no sudeste, que passou de extrema para grave. Além disso, houve o recuo da seca fraca no norte de Goiás e nordeste e sul de Mato Grosso.


Na Região Norte, devido às anomalias negativas de precipitação, houve o aumento da área com seca fraca no norte de Rondônia. Em contrapartida, devido às anomalias positivas de precipitação em Tocantins, houve o abrandamento da seca no sudeste, que passou de moderada para fraca, e o recuo da seca fraca no centro e sudeste.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

10 visualizações
bottom of page