Agenda da ABRHidro em 2026 reúne eventos estratégicos para o futuro da gestão das águas no Brasil
- Comunicação ABRH
- 15 de jan.
- 3 min de leitura
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) já se apresenta como uma das mais relevantes e estratégicas, reunindo eventos técnico-científicos de alcance nacional e regional que reforçam o papel da entidade como articuladora do conhecimento, da inovação e da cooperação institucional no campo dos recursos hídricos.
Em um cenário marcado pelo agravamento das mudanças climáticas, pelo aumento da frequência de eventos extremos e pela crescente pressão sobre os sistemas hídricos urbanos e naturais, os eventos promovidos pela ABRHidro em 2026 antecipam a latente expectativa de, mais uma vez, consolidarem-se, como espaços fundamentais para o intercâmbio de ideias, experiências e soluções entre profissionais, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e representantes de organizações públicas e privadas.
FLUHIDROS/ENES chega a Niterói com foco técnico-científico e integração institucional
De 24 a 28 de agosto de 2026, a cidade de Niterói (RJ) sediará o III FLUHIDROS – Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, realizado em conjunto com o XVII ENES – Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos. O evento tem como objetivo central promover o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e experiências voltadas ao aprimoramento da gestão dos recursos hídricos e ao avanço técnico e científico das áreas de hidráulica, mecânica dos fluidos e engenharia de sedimentos.
A realização conjunta do FLUHIDROS e do ENES reforça a integração entre diferentes áreas do conhecimento e amplia a participação das Câmaras Técnicas da ABRHidro, motivada tanto pela excelente adesão da segunda edição do FLUHIDROS quanto pelo peso histórico do ENES, que acumula mais de dezesseis edições realizadas.
A escolha de Niterói como sede do evento reconhece a relevância da cidade frente às temáticas abordadas, considerando seus ambientes costeiros e lagunares, a atividade portuária, a presença de rios e bacias hidrográficas estratégicas, além de desafios e experiências relevantes na área de saneamento.
A expectativa é de participação presencial de mais de 300 representantes de órgãos públicos e privados, pesquisadores, estudantes e profissionais de setores usuários da água, que se dedicarão a debates sobre questões contemporâneas do setor. A programação contará com apresentações em salão único, incluindo sessões técnicas, mesas-redondas e palestras com expoentes nacionais da área, além da exposição de produtos e serviços de empresas parceiras em um hall de eventos.
O temário abrange, entre outros assuntos:
Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Ambiental
Modelagem física e numérica de escoamentos
Sistemas de abastecimento de água
Obras de infraestrutura hídrica
Processos hidrossedimentológicos e morfológicos
Monitoramento de água e sedimentos
Sedimentos em regiões estuarinas e costeiras
Hidrometria, hidráulica marítima e de estuários
Limnologia e modelagem da qualidade da água
ENAU/SRRU debatem governança e sustentabilidade das águas urbanas em São Carlos
Na sequência da agenda, de 21 a 25 de setembro de 2026, a ABRHidro promove o XVI Encontro Nacional de Águas Urbanas (ENAU) e o VI Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos (SRRU), que serão realizados em São Carlos (SP), cidade reconhecida nacionalmente como a Capital da Tecnologia.
Organizado pelas Câmaras Técnicas de Águas Urbanas e de Ensino da ABRHidro, o evento terá como tema central “Integração e Governança: Caminhos para a Sustentabilidade nas Águas Urbanas”, estimulando reflexões críticas e o compartilhamento de experiências relacionadas à gestão hídrica, inovação tecnológica, governança participativa e soluções baseadas na natureza.
A programação incluirá palestras, mesas-redondas, sessões técnicas, oficinas e visitas técnicas, com debates alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 6 (Água e Saneamento), ODS 11 (Cidades Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Climática).
Entre os principais eixos temáticos do ENAU destacam-se:
Governança, regulação e políticas públicas para águas urbanas
Processos hidrológicos urbanos, modelagem e qualidade da água
Gestão de riscos, eventos extremos e adaptação climática
Soluções Baseadas na Natureza e infraestruturas sustentáveis
Educação, formação e metodologias ativas no campo das águas urbanas
Já o SRRU aprofundará discussões sobre:
Técnicas e metodologias de revitalização de rios urbanos
Governança, planejamento e políticas públicas
Conflitos territoriais, justiça socioambiental e transformação dos territórios urbanos
Atenção:
As submissões para o ENAU/SRRU estarão abertas a partir de 1º de fevereiro, reforçando a necessidade de atenção aos prazos.
Mais:
Eventos de alcance nacional e regional completam a agenda de 2026
A agenda da ABRHidro em 2026 será complementada por outros encontros estratégicos, como o V Encontro Nacional de Desastres (END), realizado em conjunto com o II Encontro Brasileiro de Hidrologia Estatística (EBHE), de 26 a 30 de outubro de 2026, em Fortaleza, no Ceará e; o XVIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste (SRHNe), que ocorrerá de 9 a 12 de novembro de 2026, em Aracaju, Sergipe.
Com essa programação diversificada, a ABRHidro reafirma seu compromisso com a produção científica, a formação técnica, a cooperação institucional e o fortalecimento da comunidade de recursos hídricos no Brasil.












Comentários