top of page
Vista aérea do rio

Blog

Agência participa do 18º Encontro da Iniciativa para Governança da Água da OCDE


Delegação da ANA no 18º Encontro da Iniciativa para Governança da Água da OCDE em Paris, França

Entre 5 e 6 de julho, em Paris, França, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou do 18º Encontro da Iniciativa para Governança da Água, evento realizado no âmbito da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A delegação da ANA foi liderada pelo diretor Filipe Sampaio e contou com as participações da assessora especial de Governança, Adriana Rodrigues, e da coordenadora de Gabinete do diretor, Tauana Monteiro.


A Iniciativa para Governança da Água (WGI na sigla em inglês), implementada no contexto da OCDE, é um fórum político de representação institucional que, duas vezes por ano, se reúne para discutir temas da agenda internacional da água, com ênfase na disseminação de conhecimentos e boas práticas que promovam reformas no setor de recursos hídricos. A ANA participa desde 2013 dessa instância, o que possibilita o posicionamento institucional da Agência nessa temática internacional.


Na agenda da 18ª Reunião do WGI, definiu-se como a Iniciativa contribuirá para o próximo Fórum Mundial da Água 2024, que será realizado em Bali, Indonésia. Foi discutida, ainda, a preparação de uma guia sobre a implementação dos doze princípios da OCDE para Governança da Água, como países africanos e latino-americanos se posicionam nesse cenário e, por fim, temas ligados a integridade e recursos hídricos.


Em sua fala, o diretor Filipe Sampaio anunciou e convidou a todos(as) participantes do 18º Encontro da WGI para participarem do 1º Fórum Latino-Americano da Água, sendo que o público estrangeiro reafirmou desejo de cooperar e participar do Fórum. Além disso, Sampaio abordou o papel da ANA no debate sobre economia circular, saneamento básico e como as alianças regionais têm se fortalecido no sentido de pensar recursos hídricos de forma integrada.


No segundo dia de debate, a assessora especial de Governança, Adriana Rodrigues, apresentou as ações da ANA no sentido de aumentar a transparência e a integridade da Agência, demonstrando as iniciativas voltadas para orçamento, governança, inovação e gestão de riscos.


A Iniciativa para Governança da Água reúne representantes de setores públicos e privados para compartilharem experiências e boas práticas para a gestão do setor de recursos hídricos nos países que integram a WGI. A ANA, única instituição brasileira que compõe a Iniciativa da OCDE, contribuiu para a construção do Programa de Trabalho da WGI para o biênio 2022 a 2024.

O Fórum

Previsto para acontecer em 21 e 22 de novembro, em Aracaju (SE), o 1º Fórum Latino-Americano da Água tem o objetivo de reunir gestores, técnicos, usuários de água, acadêmicos, indígenas, empresários, legisladores, tomadores de decisão, comunicadores e representantes da sociedade civil. O evento será um espaço para estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos e saneamento básico que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina. São esperadas no Fórum instituições do setor de recursos hídricos dos 20 países latino-americanos.


Esse evento é uma iniciativa conjunta da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) com a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC na sigla em espanhol), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico apoia o evento desde sua concepção.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


FONTE: ANA

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page