top of page
Vista aérea do rio

Blog

ABRHidro é parte de importante iniciativa internacional para a gestão da água e zonas costeiras em países lusófonos

Evento realizado recentemente em Maputo contou com a ABRHidro na co-realização e reforçou a cooperação internacional e o papel da ciência diante das mudanças climáticas


ree

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) participa como co-realizadora do 16º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (SILUSBA) e do XI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa (CPGZC), que iniciaram em 26 de maio e se encerram hoje, 30 de maio de 2025, em Maputo, Moçambique.


Com o tema central "Gestão dos Recursos Hídricos e das Zonas Costeiras em Cenário de Adaptação Climática", o evento reuniu pesquisadores, especialistas, gestores públicos e representantes de organizações internacionais para refletir e propor soluções diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.


A realização é fruto da parceria entre a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ABRHidro, a Associação Cabo-Verdiana de Recursos Hídricos (ACRH), a Associação Aquashare Moçambique e a Associação Moçambicana de Avaliação de Impacto Ambiental (AMAIA).


Entre os principais subtemas discutidos figuraram:

 

  • Cooperação internacional para gestão da água e zonas costeiras

  • Fenômenos hidrológicos extremos e erosão

  • Governança hídrica e costeira

  • Inundações urbanas e adaptação climática

  • Água subterrânea, tecnologia e acesso à informação

  • Soluções baseadas na natureza

  • Economia circular da água e uso sustentável

  • Inclusão social e financiamento de infraestruturas


Uma contribuição brasileira

Mesmo na impossibilidade de presença física, o presidente da ABRHidro, Alexandre Kepler Soares, enviou a mensagem institucional, representando toda a Associação. A mensagem foi reverberada na Sessão Plenária "Cooperação Internacional para a Água e Zonas Costeiras". A expectativa foi evidenciar o compromisso da ABRHidro com o fortalecimento da cooperação internacional em língua portuguesa, sobretudo no contexto das mudanças climáticas que afetam os recursos hídricos globais. Para a ABRHidro:

“Eventos como o SILUSBA e o CPGZC representam uma oportunidade ímpar de troca de experiências, construção de pontes entre as nações lusófonas e promoção de soluções conjuntas para desafios compartilhados”, destacou Kepler em sua fala.

Confira a mensagem no canal oficial do evento no YouTube:




🌐 Mais


Moçambique, país anfitrião do evento, é um dos países mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas, com histórico recente de desastres naturais extremos. A edição de 2025 do SILUSBA e CPGZC reforçou não apenas a importância da ciência e da governança integrada, mas também a necessidade urgente de estratégias coordenadas, solidárias e inovadoras entre os países de língua portuguesa.


A ABRHidro, ao lado das demais organizações envolvidas, segue comprometida com o fortalecimento técnico, institucional e científico no campo da gestão das águas, buscando contribuir para um futuro mais resiliente, justo e sustentável.


Veja também:

A “Carta de Maputo” assinada em maio de 2025, marca a criação da Comunidade da Água dos Países de Expressão Portuguesa (CAPEP), fruto da cooperação entre as associações de recursos hídricos de Portugal (APRH), Brasil (ABRHidro), Moçambique (AQUASHARE) e Cabo Verde (ACRH).


A iniciativa visa fortalecer a cooperação técnica e científica entre os países da CPLP para a gestão da água, saneamento e adaptação às mudanças climáticas, alinhando-se ao cumprimento do ODS 6.


A CAPEP, de caráter técnico-científico e com reconhecimento da CPLP, tem como objetivos promover intercâmbios, apoiar políticas públicas e garantir continuidade por meio de eventos como o SILUSBA, que agora passa a ser regido por um Protocolo de Cooperação e supervisionado por um Conselho Permanente, composto por representantes das associações signatárias.

1 comentário


sahil Gupta
sahil Gupta
01 de set.

The presence of an Escort in Noida instantly adds sparkle to everyday life. She carefully blends poise with friendliness, creating camaraderie that feels real. Whether attending public functions or private events, she ensures balance, leaving your experiences full of richness and unforgettable joy that uplifts memory afterward.

Curtir
abrhidro2.png

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS:

RBRH.png
REGA.png

Contato

Graciela Schmidt Disconzi

(55) 99133 5038 

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500 
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970

bottom of page