ABRHidro promove webinar “Água em Pauta” com foco em Inteligência Artificial na Gestão Hídrica
- Comunicação ABRH
- 11 de abr.
- 2 min de leitura
Evento integra ações da Campanha em Valorização ao Dia Mundial da Água e antecipa debates do XXVI SBRH
Como parte da programação especial da campanha ABRHidro em Valorização ao Dia Mundial da Água – Edição 2025, a ABRHidro promove no dia 15 de abril, às 17h, o webinário Água em Pauta – Gestão Inteligente da Água: transformação digital e inteligência artificial para a segurança hídrica.
A ação reforça o compromisso da Associação com a mobilização em torno da governança da água, integrando o calendário comemorativo que teve início em 22 de março, no Dia Mundial da Água, e se estende até 22 de abril.
O webinário passa, ainda, por reflexões fundamentais de um dos principais temas que serão abordados no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), que ocorrerá de 23 a 28 de novembro de 2025, no Pavilhão de Carapina, localizado na Região Metropolitana de Vitória/ES, reforçando o papel da ABRHidro como protagonista na discussão de temas estratégicos e contemporâneos do setor.
Sobre o evento
A proposta do encontro é refletir sobre o papel da inteligência artificial e da transformação digital como ferramentas de apoio à segurança hídrica, abrangendo desde a previsão de eventos extremos até a eficiência em redes de abastecimento.
O Água em Pauta será moderado por Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes, professor titular do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), presidente da Comissão Científica do XXVI SBRH.

Participam como convidados:
Bruno Melo Brentan – Palestrante
Professor Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador do Hydro-UAI.Graduado em Engenharia Civil, Mestre e Doutor em Engenharia Civil com especialização em Engenharia Hidráulica. Fez pós-doutorado em modelagem de sistemas com base em Inteligência Artificial na Université de Lorraine e pós-doutorado em Inteligência Artificial Explicativa na Universidade Politécnica de Valência. Atualmente coordena o grupo de pesquisa Hydro-UAI, com sede na UFMG.
Marcus Suassuna Santos – Palestrante
Pesquisador em Geociências e Assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM.Engenheiro Civil (UnB, 2008), mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG, 2011) e doutor em Tecnologia Ambiental (UnB, 2019). Atua em alertas de secas e inundações. Tem experiência em sistemas de alerta hidrológico, modelagem, previsão e gestão de riscos de desastres.
Conceição de Maria Albuquerque Alves – Debatedora
Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), com atuação no Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Desde 2024, coordena a Regional Centro-Oeste da ABRHidro. Engenheira Civil pela UFC, mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP e doutora pela Cornell University (EUA). Atua nas áreas de Planejamento e Gestão de Sistemas Hídricos Urbanos, Equidade em Saneamento e Modelagem Baseada em Agentes.
A transmissão será ao vivo pelo canal da ABRHidro no YouTube. Não perca: youtube.com/@ABRHidro
Comments