top of page
Vista aérea do rio

Blog

ABRHidro promove mais um "Água em Pauta". Minicursos do II FLUHIDROS/XVI ENES representam o tema do Webinar




A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) convida todos os interessados para o próximo webinar "Água em Pauta", intitulado "Fique por dentro dos Minicursos no II FLUHIDROS/XVI ENES". O evento online será realizado no dia 2 de julho, às 17h, e será transmitido pelo YouTube da ABRHidro.


O webinar contará com a moderação do presidente da ABRHidro, Alexandre Kepler Soares. Ele é Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000). Tem Mestrado e Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP (2003 e 2007), e pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de distribuição de água, perdas em redes de distribuição de água, transitórios hidráulicos e modelos para otimização aplicados a problemas de planejamento de recursos hídricos. É professor associado da Universidade de Brasília, onde ministra aulas para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.


Os palestrantes serão:

·         Tobias Bleninger: graduado em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica e Meio Ambiente pelo Karlsruhe Institute of Technology, Alemanha (KIT, 2000). Obteve seu doutorado na mesma instituição em 2006, onde liderou o grupo de pesquisa em Mecânica dos Fluidos Ambiental até 2009. Atualmente é professor efetivo de Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua pesquisa abrange fenômenos de transporte, emissários submarinos e hidráulica fluvial, com foco em medições e modelagem de transporte de substâncias e sedimentos em reservatórios, rios e águas costeiras. Coordena diversos projetos de pesquisa em parceria com a SANEPAR, abordando a gestão integrada de reservatórios e saneamento sustentável.

·         Paulo Cesar Colonna Rosman: Engenheiro Civil com ênfase em Obras Hidráulicas & Saneamento pela UFRJ (1977). Obteve seu M.Sc. em Engenharia Oceânica pela Coppe/UFRJ (1979) e Ph.D. em Engenharia Costeira pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT, 1987). Foi presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA) e membro da Comissão Estadual de Controle Ambiental. É Professor Titular do Departamento de Recursos Hídricos & Meio Ambiente da UFRJ e da Área de Engenharia Costeira & Oceanográfica do Programa de Engenharia Oceânica do Coppe/UFRJ. Rosman já orientou inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de coordenar mais de 100 projetos através da Fundação Coppetec.

·         Arthur da Fontoura Tschiedel: Engenheiro Ambiental formado pela UFRGS (2013), com Mestrado (2017) e Doutorado (2022) pelo IPH/UFRGS. Trabalhou em estudos de rupturas de barragens, recursos hídricos, geoprocessamento e simulação, colaborando com diversas instituições como Petrobrás, Vale, Eletrosul e Corsan. Foi consultor da UNESCO/ANA e desenvolveu o Método Simplificado v 2.1 para categorização de barragens. Atualmente, é CEO da Waterflow Engenharia e professor da Faculdade Dom Bosco.


Durante o evento, os palestrantes anteciparão os temas que serão trabalhados nos minicursos do II FLUHIDROS - Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica e XVI ENES - Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, que ocorrerão de 26 a 30 de agosto de 2024. Este evento é uma oportunidade única para que os participantes conheçam os tópicos que serão abordados e criem expectativas sobre os minicursos que visam ampliar o conhecimento e promover discussões nas áreas de hidráulica, limnologia, mecânica dos fluidos ambiental, engenharia costeira, engenharia de sedimentos, hidrometria e segurança de barragens.




O II FLUHIDROS e o XVI ENES representam a consolidação de um evento onde temas de interesse dos associados serão apresentados e discutidos com maior participação e envolvimento da comunidade científica e profissional.

Não perca essa oportunidade de se antecipar aos conteúdos e participar de uma discussão enriquecedora com especialistas renomados na área.


170 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page