ABRHidro lança edital para candidaturas de sedes do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 2029 e 2031
- Comunicação ABRH
- há 5 horas
- 2 min de leitura

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) publicou o Edital de Convocação nº 09/2025, que abre o processo de candidaturas para as sedes das próximas edições do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), a serem realizadas em 2029 e 2031.
Reconhecido como o maior evento técnico-científico sobre água da América Latina, o SBRH é promovido bienalmente e reúne milhares de profissionais, pesquisadores, gestores públicos, estudantes e representantes do setor privado para debater os desafios e soluções voltadas à gestão sustentável da água.
Com o objetivo de garantir tempo adequado para o planejamento e a organização das próximas edições, a ABRHidro convida associados regulares da entidade a apresentarem suas candidaturas de cidade-sede até as 12h do dia 26 de novembro de 2025, por meio do Módulo Candidaturas, disponível em abrhidro.org.br/solicitacao.
Durante o XXVI SBRH, em Vitória (ES), os associados interessados poderão apresentar suas propostas durante a Assembleia Geral da ABRHidro, com até três minutos para defender a candidatura da cidade escolhida. A partir daí, a Diretoria da ABRHidro dará início ao processo de análise e inspeção técnica dos locais propostos.
Entre os critérios de avaliação estão:
Articulação regional e institucional, com cartas de apoio de universidades, governos e entidades locais;
Infraestrutura adequada ao porte do evento, incluindo centros de convenções, rede hoteleira e mobilidade;
Mobilização científica e técnica local e histórico de relação com a ABRHidro;
Sustentabilidade, diversidade e inclusão;
Propostas de interação com a sociedade além do ambiente de convenções.
A comissão organizadora local deverá ter, no mínimo, 50% de associados regulares da ABRHidro, garantindo representatividade técnica e engajamento institucional.
O edital reforça o compromisso da ABRHidro com a transparência e o planejamento de longo prazo, permitindo que os estados se mobilizem para sediar o maior encontro da comunidade hídrica brasileira.
As candidaturas vencedoras definirão as próximas cidades a sediar o SBRH após o evento de 2027, já confirmado durante o Simpósio de 2023.
Página relacionada:












Comentários