top of page
Vista aérea do rio

Blog

ABRHidro homenageia o Dia do Professor

Uma inspiração para o futuro da gestão hídrica e da educação ambiental


Neste 15 de outubro, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) celebra o Dia do Professor homenageando todos os educadores que constroem diariamente pontes entre o conhecimento e o futuro da água.


Entre tantas histórias que inspiram, hoje a professora Lorena Ferrari Secchin, dá voz a esses protagonistas que fazem história e a diferença para além da sala de aula, mas na Associação e no mundo. Lorena representa, com sensibilidade e propósito, o compromisso da comunidade acadêmica com a formação de novas gerações e a valorização da ciência.



ree

A professora é Mestra em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP, Engenheira Ambiental pela UFV, Engenheira de Segurança do Trabalho pela PUC Minas, com especializações em Direito Público e Práticas Pedagógicas. Atualmente, atua como professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus Ibatiba), lecionando nas áreas de saneamento ambiental, sustentabilidade, legislação ambiental e segurança do trabalho.


Sua relação com a ABRHidro começou em 2023, quando buscava um evento de referência nacional para apresentar os trabalhos desenvolvidos com seus alunos do ensino médio técnico e da graduação. A partir dessa experiência, passou a integrar o Grupo de Diversidade e Inclusão da ABRHidro, ampliando seu engajamento com a comunidade da água e contribuindo com pautas de representatividade, equidade e inovação.


Com uma trajetória que une técnica, sensibilidade e vocação, Lorena reforça a crença de que a educação é o instrumento mais poderoso para transformar realidades e aproximar as pessoas do cuidado com o meio ambiente.

“O ensino tem um potencial de alcance que não vejo em outro campo. Ele ultrapassa barreiras sociais e desperta a consciência sobre a importância da gestão hídrica e do meio ambiente em todos os níveis de ensino”, destaca a professora.

Em sala de aula, ela inspira alunos a enxergarem na ciência e na pesquisa um caminho de descobertas e propósito. Incentivadora do Prêmio Jovem Pesquisador, promovido pela ABRHidro, Lorena acredita que quanto mais cedo os estudantes são expostos ao universo da pesquisa, mais preparados estarão para inovar e liderar soluções sustentáveis no futuro.


“Cativar os alunos para a pesquisa cabe a nós, professores. Quanto melhores forem as condições para orientarmos, mais promissores serão os jovens pesquisadores do amanhã.”

Para Lorena, o futuro da gestão hídrica precisa ser inclusivo e humano, refletindo a diversidade que compõe o Brasil.

“A educação e a gestão da água precisam ser inclusivas em todas as suas dimensões. Um futuro mais justo depende das atitudes que tomamos hoje.”

Em nome da ABRHidro, celebramos todos os educadores que se dedicam à missão de ensinar, orientar e inspirar — os que, com sabedoria e sensibilidade, fazem da água e do conhecimento instrumentos de transformação.

Porque educar é também gerir o futuro.

Comentários


abrhidro2.png

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS:

RBRH.png
REGA.png

Contato

Graciela Schmidt Disconzi

(55) 99133 5038 

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500 
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970

bottom of page