top of page
Vista aérea do rio

Blog

ABRHidro aprova criação de Comissão Técnica de Hidrologia Estatística para fortalecer atividades


A diretoria da ABRHidro aprovou a criação da Comissão Técnica de Hidrologia Estatística na reunião do dia 29 de março de 2023. A Comissão foi proposta com dois objetivos gerais. O primeiro está associado ao público especialista, com o qual a Comissão se compromete a trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento e a adequada aplicação de métodos estatísticos nos vários campos da hidrologia, com ênfase na análise e interpretação estatística dos mais diversos fenômenos, bem como na estimativa e descrição de incertezas inerentes à modelagem hidrológica. O segundo está voltado para a promoção de uma comunicação mais direta e próxima entre especialistas e tomadores de decisão, bem como a comunidade geral, para que seja possível compreender melhor as oportunidades e os desafios do uso de métodos estatísticos na solução de problemas associados ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos.


Mais especificamente, a comissão tem como objetivo criar um espaço dentro da ABRHidro onde seja possível encontrar sínteses do grande volume de informações de recursos presentes na literatura acerca de métodos estatísticos e suas aplicações em Recursos Hídricos. Tal espaço seria de grande utilidade para:


  • Hidrólogos que precisem utilizar ferramentas estatísticas e encontrar recursos e abordagens apropriadas;

  • Estatísticos que desejam se aprofundar em aplicações em ciências hidrológicas;

  • Hidrólogos estatísticos que desejem acessar com mais facilidade os recentes desenvolvimentos nesse campo da ciência; e

  • Outros profissionais, estudantes, pesquisadores, tomadores de decisão, bem como o público em geral com interesse no tema, inclusive aqueles voltados à divulgação científica de pesquisas relacionadas à água.

Há de se mencionar ainda que os objetivos da Comissão Técnica guardam relação e podem contribuir com comissões existentes no âmbito da ABRHidro

Como metas para o biênio, a comissão propõe uma série de atividades listadas a seguir:

  • Sessões técnicas no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos;

  • Mesas redondas no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos;

  • Encontro Nacional de Hidrologia Estatística em 2024 e publicação dos Anais do evento;

  • Artigo de revisão sobre temáticas relacionadas ao tema;

  • Minicursos de programação em R com aplicações em hidrologia estatística; e

  • Premiação de melhores artigos na temática na Revista Brasileira de Recursos Hídricos


A Comissão Técnica tem como coordenador principal o pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Marcus Suassuna Santos, e os professores Pedro Luiz Borges Chaffe (UFSC), Dirceu Silveira Reis Junior (UnB) e Veber Afonso Figueiredo Costa (UFMG) como coordenadores adjuntos. A elaboração da proposta de criação da Comissão foi baseada fortemente em discussões realizadas em um grupo formado anteriormente, que contou com a participação dos seguintes profissionais da área: Carlos Henrique Ribeiro Lima (UnB), Eduardo Sávio Martins (FUNCEME e UFC), Francisco Eustáquio Oliveira e Silva (UFMG) e Wilson dos Santos Fernandes (UFMG).

Uma das metas da Comissão em seus primeiros meses de funcionamento é atrair mais associados da ABRHidro para trabalharem em conjunto com os coordenadores nas atividades acima propostas. Os interessados em participar das atividades da Comissão Técnica podem entrar em contato por meio dos canais oficiais da ABRHidro ou por fazendo contato diretamente com os coordenadores da comissão.

A Comissão Técnica já tem atividades em andamento e agradece a todos os associados que têm contribuído com seu funcionamento. Seus coordenadores reforçam o compromisso de continuarem trabalhando para atingir seus objetivos e, assim, contribuírem com o desenvolvimento da associação, oferecendo ferramentas úteis aos associados da ABRHidro.


Texto: Marcus Suassuna Santos

Imagem: Luana Oliveira Sales

371 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page