top of page
Vista aérea do rio

Blog

A contribuição dos sistemas de alerta para minimizar efeitos de inundações, tema do III END


Nos dias 06 a 09 de março a HOBECO participou do III Encontro Nacional de Desastres (END), na cidade de Niterói/RJ, evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) por meio da Comissão Técnica de Desastres (CTD) que se consagra como referência na temática de desastres e sucesso consagrado de público, reunindo pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores ligados de todo país.

Existe um amplo consenso entre os cientistas de que a mudança climática é inevitável e o aumento da incidência de desastres está associado ao aquecimento global. Tendo em vista esse contexto, se torna cada vez


mais importante que a gestão pública implemente sistemas de monitoramento em tempo real para que possam emitir alertas a fim de minimizar os efeitos dos desastres, principalmente das ocorrências de inundações que tanto afetam a sociedade.


Para iniciar as previsões hidrológicas é mandatório avaliar com precisão o estado atual do ciclo hidrológico, assim como constituir base de dados indispensáveis ao estudo de mudanças climáticas.


Sendo assim, a solução indicada é a implementação do sistema de monitoramento em tempo real utilizando Radares Meteorológicos, Estações Hidrometeorológicas automáticas e sistemas de Detecção de Descargas Atmosféricas, que permitem acompanhar em tempo real a evolução desses fenômenos, dando subsídios com antecedência suficiente para a tomada de decisões por parte dos órgãos competentes, de modo que as medidas apropriadas possam ser tomadas prontamente, mesmo nos lugares mais remotos.





Dessa forma as cidades podem mitigar com inteligência as ocorrências de desastres, sendo uma importante frente de atuação do modelo moderno de “Smart city” na área de desastres.


A HOBECO tem 90 anos de tradição e especialização em prover soluções tecnológicas para o monitoramento hidrometeorológico e ambiental através do fornecimento de modernos instrumentos de medição em tempo real para as áreas de Meteorologia, Hidrologia, Meio Ambiente, Processos Industriais, Aeroportos, Portos, Rodovias e Aplicações Militares.


Para mais informações acesse: https://www.hobeco.net/taxnav/hidrologia


Entre em contato com nosso consultor:


Igor Giovelli | Analista de Projetos de Hidrologia

Hobeco Sudamericana Ltda.

Lad. Madre de Deus, 13 - Gamboa - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20221-090

Fixo: (21) 2518-2237

igor@hobeco.net | www.hobeco.net




105 visualizações
bottom of page