top of page
Vista aérea do rio

Blog

Águas subterrâneas e modelo digital de terreno são temas apresentados pela ANA no XXV SBRH

Águas subterrâneas e modelo digital de terreno são temas apresentados por servidores(as) da ANA no 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

No Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju (SE), servidores(as) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apresentam trabalhos de pesquisa nesta quarta-feira, 22 de novembro, no contexto do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. As apresentações têm como foco as temáticas de águas subterrâneas e o modelo digital de terreno da Agência: o ANADEM.


No início da programação desta quarta-feira, a partir das 9h, no Auditório 5, a ANA apresenta a sessão especial com o tema Áreas Relevantes (Hot Spots) para a Implementação da Gestão Integrada Rio/Aquífero. A servidora Márcia Gaspar explica esse trabalho, que teve o servidor Fernando Oliveira e Daniel Batista, da empresa Global HITSS, como autores.


Outra participação da ANA na quarta-feira, a partir das 9h, no Auditório 1, se dá com a apresentação da pesquisa Proposta de Correção do Viés da Vegetação para Elaboração de um Modelo Digital de Terreno em Escala Continental.

Nela o integrante da equipe de desenvolvimento do ANADEM, o modelo digital de terreno da Agência que representa a topografia sem o efeito da vegetação, Leonardo Laipelt, aborda o tema, que contou com a autoria do servidor da ANA Alexandre de Amorim e dos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Anderson Ruhoff e Bruno de Andrade, além do próprio Laipelt.


Essa pesquisa é finalista na categoria Mestrado do Prêmio Jovem Pesquisador, que terá seus vencedores anunciados na quinta-feira, 23, às 17h. Na apresentação desta quarta-feira, 22, o trabalho e os outros dois finalistas serão avaliados por uma banca examinadora durante essa apresentação oral.

Às 13h30, no Auditório 2, será a vez da servidora Adriana Ferreira apresentar o tema Método Integrado de Planejamento de Rede de Monitoramento Quali-Quantitativo de Águas Subterrâneas – Estudo de Caso da Bacia do Rio Paranapanema. Esse trabalho contou, ainda, com a autoria dos servidores da ANA Fernando Oliveira e Márcia Gaspar.


Durante esta quarta-feira, a ANA também possui uma agenda de apresentações em seu estande na EXPOHIDRO 2023, a feira que acontece durante o 25º SBRH.

O 25º SBRH


O 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos reúne autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, gestores da água, profissionais liberais, empresários, fornecedores e representantes de equipamentos; sendo que é esperado um público de aproximadamente 3 mil pessoas na capital sergipana. Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos entre 19 e 24 de novembro, com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e correalização do Governo de Sergipe, o evento acontece com o tema central Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação.


A ANA participa do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 1º Fórum Latino-Americano da Água com uma equipe de cerca de 50 servidores, que participam dos debates e apresentam trabalhos científicos relacionados às águas do País.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


FONTE: ANA

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page