top of page
Vista aérea do rio

Diretoria

Biênio 2022/2023

A Diretoria da ABRHidro é constituída por um presidente, um vice-presidente e quatro diretores escolhidos por eleição na Assembleia de associados durante o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

O mandato é de dois anos, iniciando sempre no primeiro dia do ano (conferir). Além da diretoria, existe um conselho fiscal de três membros e três suplentes. Adicionalmente existe um conselho consultivo permanente, constituído pelos ex-presidentes.

Presidente

CRISTÓVÃO VICENTE SCAPULATEMPO FERNANDES

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (1984). Mestre em Engenharia Hidráulica formado no Programa de Mestrado em Engenharia Hidráulica na Universidade Federal do Paraná (1990) sob a orientação dos Professores Nelson Luiz de Sousa Pinto e Heinz Dieter Fill. Ph.D pelo Civil and Environmental Engineering Program da University of Toronto (Canadá – 2001), programa de Engenharia Ambiental, sob a orientação do Prof. Bryan William Karney. Professor Titular do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA) no perídodo de 2004-2007 e 2016-2020. Foi Editor-Chefe da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) no período 2018-2019. Tem experiência nas áreas de Hidrologia, Hidráulica e Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade da Água em rios, reservatórios e rede de distribuição de água, gestão de recursos hídricos, mecanismos de poluição difusa, calibração de modelos matemáticos e estratégias para monitoramento ambiental de qualidade da água. Em fevereiro de 2011 concluiu estágio de pesquisa de Pós-Doutorado na Colorado State University sob a supervisão do Prof. Darrel Fontane. Foi Coordenador da Comissão de Ciências Ambientais do CNPq no perídodo 2016-2019.

SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
CURRÍCULO LATTES
Vice-Presidente

SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO

Engenharia Civil formada pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Mestre em Engenharia Civil-Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1989). Ph D em Civil Engineering – University of Newcastle Upon Tyne (1997). Realizou Pós- Doutorado no Centre for Ecology and Hydrology- Wallingford (2008) e estágio sênior (ESN) no Laboratoire dEcologie des Hydrosystèmes Naturels et Anthropisés (LEHNA), Université Claude Bernard Lyon 1, França (2015) e na TECHNISCHE UNIVERSITÄT DRESDEN, Alemanha (2018). É professora da UFPE desde 1990, lecionando disciplinas nos cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Cartográfica. Atualmente é Professora Titular, membro permanente do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UFPE (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Mestrado e Doutorado). Também é membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Orienta alunos de IC, Mestrado, Doutorado e supervisiona bolsistas de Pós- Doutorado. Coordenou diversos projetos de pesquisa e de cooperação financiados por agências nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos e Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: semi- árido, salinidade, aluvião, águas subterrâneas e variabilidade espacial, modelagem hidrológica distribuída e mudanças climáticas, drenagem urbana .Atua como revisora e editora de periódicos nacionais e internacionais. Participou de Câmara de Engenharias da FACEPE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco) (200- 2002 e 2010-2013), foi membro do CA- Ciências Ambientais do CNPq (2012-2014) .Participou como membro de comissão organizadora e co- chair de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Foi Diretora de Regulação e Monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) (2010-2011). Exerceu cargos administrativos na UFPE (Vice- Chefe do Departamento de Engenharia Civil, Chefe do Departamento de Engenharia Civil, Coordenadora de Projetos da Pro- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação e Secretária Executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (2011-2019) , Membro do Conselho Superior da FACEPE, Diretora de Representações Regionais da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos) (2017-2018) e Coordenadora pela UFPE do Mestrado Profissional em Rede em Gestão de Recursos Hídricos (ProfÁgua) (2016-2019). Atualmente é Diretora Presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). É membro da Academia Pernambucana de Engenharia e da Academia Pernambucana de Ciências.

ALEXANDRE KEPLER SOARES
CURRÍCULO LATTES
Diretoria de Publicações

ALEXANDRE KEPLER SOARES

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000). Mestrado e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP (2003 e 2007), e pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de distribuição de água, perdas em redes de distribuição de água, transitórios hidráulicos e modelos para otimização aplicados a problemas de planejamento de recursos hídricos. É professor associado da Universidade de Brasília, onde ministra aulas para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.

ANDREA SOUSA FONTES
CURRÍCULO LATTES
Diretoria de Comissões Técnicas e Científica

ANDREA SOUSA FONTES

Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Engenharia Ambiental Urbana, com especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos e doutorado em Geofísica pela UFBA. Professora dos cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente é professora do mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento e do mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) da UFBA.

DIOGO COSTA BUARQUE
CURRÍCULO LATTES
Diretoria de Eventos

DIOGO COSTA BUARQUE

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação e é professor adjunto do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

TALITA FERNANDA DAS GRAÇAS SILVA
CURRÍCULO LATTES
Diretoria de Representações Regionais

TALITA FERNANDA DAS GRAÇAS SILVA

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Sistemas Aquáticos e Gestão da Água pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (2010) e doutorado em co-tutela na Universidade Federal de Minas Gerais e na Ecole des Ponts ParisTech/Université Paris-Est Marne la Vallée (França). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG, além de compor o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CAPES 7). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Engenharia de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia urbana, manejo de águas pluviais em áreas urbanas e rurais, monitoramento e modelagem de bacias hidrográficas urbanas, instrumentos de gestão de recursos hídricos, modelagem de ecossistemas aquáticos, monitoramento e modelagem ecológica de lagos e reservatórios.

Editor Chefe Revistas RBRH e REGA

ADILSON PINHEIRO

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Física e Química Ambiental pelo Institut National Polytechnique de Toulouse e pós-doutor pelo Institut de Mécaniques de Fluides de Toulouse (1996) e Cemagref. Atua como professor do Departamento de Engenharia Civil da Fundação Universidade Regional de Blumenau, SC

JOEL AVRUCH GOLDENFUM
CURRÍCULO LATTES
Conselho Fiscal – Membro efetivo

JOEL AVRUCH GOLDENFUM

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983).  Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Doutor em Hidrologia – University of London (1996) e Pós-Doutorado em Drenagem Urbana (INSA-Lyon, 2004). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrologia Urbana, Segurança Hídrica, Modelagem Hidrológica, Regionalização Hidrológica, Controle de Enchentes e Estiagens e Desenvolvimento de Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Coordena o Grupo de Pesquisa em Aguas Urbanas e o Núcleo de Estudos em Segurança Hídrica. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ocupa o cargo de Diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH-UFRGS).

Conselho Fiscal – Membro efetivo

SYNARA OLENDZKI BROCH

Engenheira Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG) e do Programa de Pós Graduação Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Foi Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – gestão 2020-2021. Representante das Organizações Técnicas no Conselho Nacional de Recursos Hídricos onde exerce a presidência da Câmara Técnica de Planejamento e Articulação. Representante das Organizações de Ensino e Pesquisa no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. Atuação em Políticas Públicas, com ênfase em Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Hídricos Transfronteiriços, Educação Ambiental, Direito Ambiental.

TOBIAS BERNWARD BLENINGER
CURRÍCULO LATTES
Conselho Fiscal – Membro efetivo

TOBIAS BERNWARD BLENINGER

Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental do Karlsruhe Institute of Technology (2006) na Alemanha e graduação em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica e Meio Ambiente da mesma universidade. Trabalha como professor em Mecânica dos Fluidos Ambiental e Matemática Aplicada na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos, aplicando métodos numéricos, fazendo medições em campo e em laboratório. Temas de pesquisa principais são estudos de emissário submarinos, projetos de hidráulica de hidrovias, fenômenos de transporte em reservatórios e transporte de sedimento utilizando métodos inovadores (PIV, LISST, ADCP).

ADELENA GONÇALVES MAIA
CURRÍCULO LATTES
Conselho Fiscal – Membro suplente

ADELENA GONÇALVES MAIA

Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1999). Mestrado e doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2000/2006). Atuou como professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no Campus de Irati-PR, lotada no Departamento de Engenharia Ambiental. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Campus Natal-RN, lotada no Departamento de Engenharia Civil. Tem experiência na área de Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: assoreamento e operação de reservatórios, manejo de bacias hidrográficas, aproveitamento de água de chuva e controle de enchentes.

IBRAIM FANTIM DA CRUZ
CURRÍCULO LATTES
Conselho Fiscal – Membro suplente

IBRAIM FANTIM DA CRUZ

Possui graduação em Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), e formação complementar nas áreas de Monitoramento Hidrológico e Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos. É atualmente Professor Adjunto do da Universidade Federal de Mato Grosso, lotado no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO-MT), vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Sepotuba (CBH-Sepotuba), membro do Comitê de Bacia do Jaurú (CBH-Jaurú) e Editor Associado da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH). Orienta no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, onde desenvolve pesquisas na área de Ciências Ambientais que integra Hidrologia, Limnologia e Gestão de Recursos Hídricos.

JULIANA CAROLINE DE ALENCAR DA SILVA
CURRÍCULO LATTES
Conselho Fiscal – Membro suplente

JULIANA CAROLINE DE ALENCAR DA SILVA

Engenheira ambiental (UL) e Bióloga (IB-USP). Doutora e Mestre pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) na linha de pesquisa Manejo de bacias hidrográficas. Pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) na área de Infraestrutura verde e azul. Professora adjunta e chefe de departamento na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECSP) autarquia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Professora colaboradora no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE-POLIUSP). Coordenadora de engenharia na Phytorestore Brasil, empresa especializada no tratamento de efluentes e na recuperação de rios e lagos através de soluções baseadas na natureza – SBN.

bottom of page