top of page
Vista aérea do rio

Diretorias anteriores

Biênio 2010/2011

Presidente

INGRID ILLICH MULLER

É Engenheira Civil com mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é gerente do departamento de recursos ambientais do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - lactec. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e anais de eventos. Atua na área de recursos hídricos e meio ambiente, com ênfase nas linhas de pesquisa: gestão de recursos hídricos, informações hidrometeorológicas; modelagem matemática em hidrologia, hidráulica e recursos hídricos; drenagem e enchentes urbanas; hidrologia estatística e estocástica

Vice-Presidente

LUIZ GABRIEL TODT DE AZEVEDO

Luiz Gabriel Azevedo é Engenheiro civil pela UFBA, com mestrado (M.Sc.) e doutorado (PhD) em Engenharia (Hidrologia e Gerenciamento de Recursos Hídricos) pela Colorado State University, USA. Trabalhou no Banco Mundial entre 1993 e 2007 onde liderou programas de recursos hídricos, meio ambiente, desenvolvimento rural e saneamento na América Latina (México, Peru, Argentina, Uruguai, etc.), com ênfase no Brasil onde coordenou o trabalho do Banco em recursos hídricos, tendo sido responsável por diversos projetos estaduais (PROGERIRH no Ceará, PGRH na Bahia, dentre outros) além de vários projetos nacionais como o PROÁGUA Semi-Árido, Aquífero Guarani, dentre outros. Por cinco anos liderou o programa do Banco Mundial para o Brasil nas áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Nesta função coordenou a implantação de programas como o PPG7 (Programa Piloto para Proteção das Floretas Tropicais) além dos Projetos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Ainda no Banco Mundial, trabalhou na África em programas de abastecimento de água para comunidades urbanas e rurais me Moçambique e na Europa e Ásia Central, como especialista líder em recursos hídricos, responsável por projetos de recursos hídricos, meio ambiente e saneamento em países como Rússia, Hungria, Romênia e Bielorússia. Foi Vice-Presidente do WWF Internacional para América Latina, tendo coordenado a formulação de diversos projetos e parcerias de conservação regional. Em 2008 veio para a Construtora Norberto Odebrecht, tendo atuado na área corporativa em temas relacionados com meio ambiente, recursos hídricos, mudanças climáticas e sustentabilidade. Foi diretor de sustentabilidade da Odebrecht Energia. Atualmente é o Diretor de Sustentabilidade da Construtora Norberto Odebrecht, apoiando a implantação de projetos no Brasil e em cerca de 20 países. Gabriel foi Diretor da International Water Resources Association (IWRA), Diretor, Vice Presidente e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), é membro do Conselho Deliberativo do FUNBIO (Fundo Brasileiro de Biodiversidade), é o representante da Odebrecht junto a International Hydropower Association (IHA) e ao World Water Council (WWC) e é membro do Comitê Brasileiro de Grandes Barragens. Ao longo de mais de 25 anos de experiência profissional produziu diversos artigos técnicos, artigos para periódicos e revistas, coordenou a produção de livros e escreveu diversos capítulos para diferentes publicações.

Diretoria de Publicações

MÁRCIO BENEDITO BAPTISTA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), DEA em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1987), doutorado em Recursos Hídricos pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1990) e pós-doutorado pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (2000). Professor Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1991, atualmente como voluntário, atua nas temáticas recursos hídricos, hidrologia urbana, hidráulica e restauração fluvial.

Diretoria de Eventos

SYNARA APARECIDA OLENDZKI BROCH

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG) e do Programa de Pós Graduação Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Atuação em Políticas Públicas, com ênfase em Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Hídricos Transfronteiriços, Educação Ambiental, Direito Ambiental.Participação em colegiados de recursos hídricos.

Diretoria de Comissões Técnicas

JUSSARA CABRAL CRUZ

Jussara Cabral Cruz é Eng Civil pela UFRGS (1982), mestre em Eng Civil pela UFRJ (1987) e doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (2001). Professora Titular aposentada pela UFSM. Atual Conselheira da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), já foi Diretora, Vice-Presidente, Presidente (2014-2015) e Representante Regional pelo Rio Grande do Sul . Presidente da Fundação Mo'a - Estudos e Pesquisas para a Proteção e Desenvolvimento Ambiental (2010-2012). Membro do Conselho Mundial da Água (2012-2015). Conselheira do CNRH/MMA (2016-2018), Presidente da CTPNRH/CNRH (2016), Membro CTSB/CNRH (2020-21) e membro do CMCH/MCTI(2014-18). Revisora das Revistas RBRH e REGA. Foi avaliadora de cursos pelo INEP (2007 -18). Parecerista CNPq, FINEP, CAPES, FAPEMIG. Publica em periódicos especializados e tem 1 livro publicado: "Seleção Ambiental de Barragens - 2aed". Orienta Doutorado, mestrado, iniciação científica e TCCs nas áreas de engenharia civil, engenharia sanitária, eng. florestal, planejamento urbano e regional e geociências. Participa desde 1992 em vários projetos de pesquisa para CNPq, FINEP, SEMA/RS, FAPERGS, entre outros. Atua na área de Recursos Hídricos com ênfase nos processos e métodos para implementação dos instrumentos de gestão, monitoramento hidrológico, modelagem hidrológica, disponibilidade hídrica, fragilidades ambientais para licenciamento ambiental e outorga, meio ambiente. Tem experiência em coordenação de projetos de irrigação, barragens, canais, diques, redes pressurizadas.

Diretoria de Representações Regionais

FRANCISCO JOSE COELHO TEIXEIRA

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Recursos Hídricos pela mesma universidade, é empregado público da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, onde ocupou as funções de Diretor de Planejamento e Diretor Presidente. Foi Superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará.Diretor Técnico, Coordenador dos Projetos Financiados pelo Banco Mundial e Secretário Adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará. Ocupou os cargos de Assessor Especial, Secretário de Infra-estrutura Hídrica e Ministro de Estado do Ministério da Integração Nacional. Atualmente desempenha a função de Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

bottom of page