top of page
Vista aérea do rio

Comissões Técnicas

A ABRHidro dedica-se ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário.

Por meio de seus associados, a entidade mantém Comissões Técnicas, que buscam reunir profissionais e pesquisadores em torno de um interesse específico, dentro de áreas relevantes dos Recursos Hídricos. Ao longo dos anos, a Associação criou as Comissões de Águas Urbanas, Desastres, Energia, Ensino, Engenharia de Sedimentos, Gestão de Recursos Hídricos, Hidráulica, Hidrologia Subterrânea, Hidrometria, Irrigação, Jovem e Segurança de Barragens.

Coordenação (2022-2023)

As Comissões Técnicas da Associação estão sob a coordenação de Andrea Sousa Fontes


Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1995), doutorado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (2008) , mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Bahia (2003).Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, professora do Mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento da UFBA, pesquisadora do Grupo de Recursos Hídricos da Escola Politécnica da UFBA e do Núcleo de Pesquisa em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRB. Atua na área de Engenharia com ênfase em Hidrologia, Modelagem de sistemas hídricos, Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos e vazão ambiental.

 

De acordo com o Estatuto da ABRHidro, os seus associados individuais têm direito de participar das comissões técnicas especializadas, que são criadas pela diretoria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e coordenadas e acompanhadas pela Diretoria de Comissões Técnicas.

As seguintes atividades são esperadas para o funcionamento ativo de cada Comissão Técnica, dentro do interesse específico e em área relevante dos Recursos Hídricos:

  • Organização de um ou mais eventos técnico-científicos a cada dois anos;

  • Publicação técnico-científica a cada dois anos (e.g. livro ou edição especial de revista ou anais de evento ou um artigo científico de revisão de consenso ou avanços da comunidade);

  • Apresentação de plano de trabalho a cada dois anos;

  • Apresentação de relato de atividades durante a Assembleia Geral no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos;

  • Desenvolvimento de uma atividade durante o SBRH (e.g. sessão técnica, mesa redonda, curso);

  • Participação de membros de diferentes instituições, setores e regiões;

  • Renovação de liderança a cada dois anos.

 

A criação e manutenção de novas Comissões Técnicas deve ser proposta através de plano bianual de trabalho, a ser apresentado à Diretoria de Comissões Técnicas, conforme modelo anexo.

Reuniões Coordenação Comissões Técnicas 

As Comissões Técnicas da ABRHidro estão agora no Telegram !

As Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro) são compostas por associados que reunem profissionais e pesquisadores em torno de um interesse específico, em temáticas relevantes da área de Recursos Hídricos.

 

Essas comissões organizam simpósios, cursos, palestras e publicações a fim de encontrar consenso na solução de questões significativas.

 

Nossa intenção é democratizar o acesso por todos, ampliar a participação de quem se interessa pelas temáticas abordadas e maximizar a troca de conhecimentos e informações em relação aos assuntos das Comissões Técnicas da ABRhidro, por isso criamos agora canais do Telegram.

 

A plataforma foi escolhida justamente por permitir grande número de participantes e registro de todas as mensagens do grupo para que os novos participantes possam acessar.

Porém, para que os grupos funcionem algumas regras precisam ser obedecidas.

 

  • Nos grupos devem ser tratados apenas assuntos relacionados ao tema

  • Reuniremos pessoas de todas as partes do Brasil, assim as postagens devem ser feitas apenas em Português

  • Evitar áudio, privilegie mensagens escritas

  • Não serão toleradas manifestações ofensivas e preconceituosas. Os moderadores terão autonomia para excluir membros do grupo

  • Não é permitido postar mensagens com conteúdo de brincadeiras, piadas, racismo, pornografia, correntes, ou ativismo político

  • Tente passar suas ideias de forma concisa

  • Seja propositivo, não faça críticas desnecessárias

  • Antes de compartilhar alguma notícia, confirme a sua veracidade para evitar fake news

  • Não serão aceitas propagandas de empresas, produtos ou serviços

  • Ninguém está obrigado a permanecer no grupo

  • Caso se sinta ofendido, notificar ao administrador do grupo, que avaliará e tomará as medidas necessárias

 

Até agora oito são os grupos públicos já criados. Acesse o Telegram das comissões abaixo.

Águas Urbanas

Águas Urbanas

Engenharia de Sedimentos

Engenharia de Sedimentos

Hidrologia Subterrânea

Hidrologia Subterrânea

Irrigação

Irrigação

Hidráulica

Hidráulica

Hidrometria

Hidrometria

LIMNOLOGIA e Mecânica dos Fluidos Ambiental

LIMNOLOGIA e Mecânica dos Fluidos Ambiental

TELEGRAM
Segurança de Barragens

Segurança de Barragens

TELEGRAM
bottom of page