top of page
Vista aérea do rio

Blog

Sema e Instituto de Pesquisas Hidráulicas firmarão parceria para pesquisa em eventos climáticos

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) recebeu, nesta segunda-feira (18/9), pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Durante o encontro, realizado no Gabinete da secretaria, houve a entrega do relatório preliminar das áreas urbanas inundadas durante a cheia do Rio Taquari-Antas, no início do mês.

Durante o encontro, houve a entrega do relatório preliminar das áreas urbanas inundadas durante a cheia. - Foto: Vanessa Trindade

Os pesquisadores apresentaram para a secretária Marjorie Kauffmann e para os integrantes do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema uma estimativa das áreas urbanas que foram inundadas durante a enchente ocorrida nos dias 4 e 5 setembro. O mapeamento abrangeu as cidades de Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Lajeado e Estrela.

“Esse evento foi extraordinário, porém essas regiões já contam com registros históricos de enchentes. Enxergar as manchas de inundação e as pessoas impactadas auxiliará para se desenhar políticas públicas para o planejamento e adequações das áreas de risco. Os municípios do Vale do Taquari poderão servir de piloto para este projeto que envolve governo e universidade”, pontuou a secretária Marjorie.

Para os municípios de Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales a metodologia utilizada consistiu em uma interpretação de imagens de satélite. Nos municípios de Lajeado e Estrela, foram utilizados pontos levantados em campo pela equipe técnica e processamentos utilizando um modelo digital de elevação (MDE).

Mapeamento preliminar da inundação nas cidades de Lajeado e Estrela. - Foto: IPH
“Não é de hoje que estudamos o Vale do Taquari, já temos um outro estudo bastante extenso, efetuado em 2014-2015. Este produto entregue hoje é um levantamento preliminar, mas que iremos aprimorar. É necessário desenvolver uma cultura da prevenção para a região e esse estudo irá servir de modelo para outras pesquisas futuras”, afirmou Joel Goldenfum, diretor do IPH.

A ideia é que essa parceria entre governo e academia seja formalizada por meio de um Termo de Cooperação, que deverá ser assinado nos próximos dias. A partir daí, será possível concretizar uma proposta mais detalhada das ações a serem elaboradas de forma conjunta.


FONTE: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul

12 visualizações0 comentário

Comentários


abrhidro2.png

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS:

RBRH.png
REGA.png

Contato

Graciela Schmidt Disconzi

(55) 99133 5038 

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500 
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970

bottom of page