top of page
Vista aérea do rio

Blog

Secretarias e órgãos do Governo do Estado participam do XXV SBRH, realizado em Sergipe

Secretarias e órgãos do Governo do Estado participam do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado em Sergipe a partir de domingo

Evento é o maior do país e um dos maiores do mundo em gestão de recursos hídricos e abordará o tema ‘Água e sociedade: resiliência, inovação e participação’

Começa no domingo, 19, e segue até a próxima sexta-feira, 24, o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXV SBRH), evento da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), em parceria com o Governo do Estado. O simpósio tem por objetivo promover o debate científico de alternativas sustentáveis, que auxiliem no desenvolvimento de políticas socioambientais e na gestão de recursos hídricos. O evento será realizado no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, das 9h às 18h.


Com a temática ‘Água e sociedade: resiliência, inovação e participação’, o SBRH é considerado o maior evento de gestão de recursos hídricos do Brasil e um dos maiores do mundo. A estimativa é que durante a semana de sua realização cerca de três mil pessoas de 20 países participem do encontro, entre elas autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão.


O XXV Simpósio de Recursos Hídricos contará com a participação efetiva do Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Assistência Social (Seasc), da Saúde (SES), do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), da Agricultura (Seagri), do Esporte e Lazer (Seel) e do Meio Ambiente (Semac), e viabilizará o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, por intermédio dos mais diversos segmentos.


Além das atividades científicas, durante o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos será realizado o 1° Fórum Latino-Americano da Água, que acontece nos dias 21 e 22, no auditório Atalaia, no Centro de Convenções. No evento acontecerá, ainda, o lançamento de livros, entre eles as publicações organizadas pelos sergipanos Ailton Francisco da Rocha, Ariovaldo Antonio Tadeu Lucas e Antenor de Oliveira Aguiar Netto - ‘25 anos: A política de Recursos Hídricos em Sergipe’ (livro eletrônico) -; e José do Patrocínio Hora Alves - ‘Hidrogeoquímica dos Reservatórios de Sergipe’. O lançamento desses livros acontece na Arena das Águas, palco na área de exposições, na tarde da quarta-feira, 22.

Para encorajar os trabalhos na área, será entregue durante o SBRH o ‘Prêmio Jovem Pesquisador’, um reconhecimento e valorização de jovens talentos, além dos prêmios ‘Mulheres na gestão das águas’ (que tem o objetivo reconhecer a atuação de mulheres dentro do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos) e ‘Flávio Terra Barth’ (que visa reconhecer a atuação de pessoas ou instituições destaques no aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos).


Programação


O XXV SBRH contará com conferências nacionais e internacionais, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos, lançamento de livros e exposição. As secretarias e órgãos do Governo de Sergipe estarão com estandes e realizarão atividades durante todos os dias do simpósio, no pavilhão de exposições do Centro de Convenções, área em que o acesso é aberto a todo público.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias, ressalta a importância da realização desse simpósio em Sergipe.

“Para todos nós, Estado de Sergipe e Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), os últimos meses de preparação foram intensos, desafiadores e cheios de esperança de que este simpósio seja um marco na história da gestão hídrica no Brasil. A cooperação e a troca de experiências, como a proporcionada por este simpósio, são essenciais para alcançarmos nosso objetivo final”, destaca a gestora.

O Instituto de Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) fará exposição de sondas que fazem coleta de dados nos mananciais e monitoram a qualidade da água que é distribuída para consumo humano, também utilizada na irrigação e na carcinicultura. Já a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec) irá apresentar a instituição e os projetos em execução envolvendo a temática da água e também estará com pesquisadores apresentando os projetos no estande montado no SBRH.


O SergipeTec também estará presente no evento e fará exposição de alguns equipamentos inovadores, além, também, de levar mudas, sementes e apresentar um pouco dos trabalhos do parque tecnológico de Sergipe no espaço. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará presente por meio da Vigilância Sanitária, e fará a distribuição de material educativo e vídeos, com equipes à disposição para apresentação e tirar dúvidas do público.

A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), apresentará no estande durante o Simpósio de Recursos Hídricos a maquete do Programa Água Doce, bem como amostras da produção da irrigação pública dos perímetros irrigados e a distribuição dos panfletos informativos sobre a atuação da companhia.


Na área externa do Centro de Convenções, durante o simpósio, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) estará com a unidade móvel Saneamento Expresso, ônibus em que são apresentadas maquetes que demonstram todo processo do ciclo do saneamento, de forma didática, além da distribuição de mudas, dentro do projeto Deso +Verde. No estande interno, exposição de material informativo sobre a atuação da companhia.

Já a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) estará com uma programação diversificada em seu estande durante todo simpósio. No domingo, na abertura, haverá exposição do artesanato com palha, do Povoado Tigre, no município de Pacatuba, e Programa Mão Amiga. Já na segunda, 20, a partir das 11h, tem abertura da exposição; apresentação da companhia de dança do Conselho das Pessoas com Deficiência; exposição de produtos da Associação Sergipana de Apicultores (ASA) e Programa Mão Amiga. Na terça-feira, 21, serão expostos produtos da Uniagro, do município de São Domingos.


Na quarta-feira, 22, o estande da Seasc terá exposição dos produtos `à base de mandioca da Cooperativa de Produção, Economia Solidária de Agricultura de Campo do Brito (Coofama), do município do agreste sergipano, que em julho deste ano passou a exportar farinha de mandioca para os Estados Unidos da América. Na quinta-feira, 23, acontece exposição da biblioteca itinerante dos direitos humanos e na sexta, 24, exposição de artesanato em barro do artesão Chicô, de Santana do São Francisco, e de renda irlandesa, da Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (Asderen).


Atividades esportivas


Além das atividades científicas, serão realizadas, em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), práticas de esportes durante o XXV SBRH. Entre os dias 20 e 23, das 7h às 8h, acontecem aulas de ioga e funcional. Nos dias 20 e 22, no período da tarde, acontecem aulas de beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e futebol de areia.

Clique aqui e confira a programação completa.



3 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page