top of page
Vista aérea do rio

Blog

Secretaria de Meio Ambiente e Adema realizam programação alusiva à Semana da Água

Encontro de Recursos Hídricos, Caminho das Águas e Projeto Praia Viva mobilizam órgãos ambientais, pesquisadores, sociedade civil e comunidade escolar ao longo da semana



Na próxima quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ações Climáticas e Sustentabilidade (Semac), realiza três grandes eventos ao longo da semana, para reforçar a importância da preservação e boa gestão dos recursos hídricos, essenciais para a sobrevivência de toda a humanidade.


De 20 a 24 de março, acontece o XV Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (ENREHSE), realizado pela Semac, através da Diretoria de Recursos Hídricos (DRH), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Tiradentes (UNIT), a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Embrapa), o Fórum Sergipano de Comitês de Bacias Hidrográficas e o Instituto Federal de Sergipe (IFS). Aberto a todos os interessados, o evento reunirá especialistas na troca de experiências e debates em torno do tema “Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”. A programação inclui a apresentação de trabalhos, palestras e minicursos, e a abertura oficial será realizada nesta terça, 21, às 9h, no auditório da Embrapa.


De acordo com o secretário José Carlos Felizola, o Encontro busca dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água. “Também é essencial envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade para todos. Então, todo mundo precisa estar mobilizado pela preservação deste bem tão essencial que é a água. Por isso, estamos promovendo ações que também envolvem crianças e adolescentes, o público escolar, buscando investir na conscientização das futuras gerações por meio da educação ambiental. É um tema com o qual eles precisam dialogar desde cedo, se sentindo capazes de contribuir para a mudança que precisamos fazer acontecer”, disse.


Caminho das Águas


Ao longo de todo o dia 22 de março, o Riomar Shopping recebe uma programação com oficinas, contação de histórias, teatro, roda de conversas e o jogo humano “Caminho das Águas”, promovida através de parceria entre Semac, Adema, Ibama, UFS, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e Deso. O evento acontece das 8h às 19h, no Piso 1 (ao lado do restaurante Madero); e é aberto às escolas, imprensa, comunidade inclusiva e ao público em geral.


Praia Viva


No sábado, dia 25, a programação da Semac e Adema culmina com o Projeto Praia Viva, que irá promover uma manhã de ações educativas de limpeza das praias e oficinas de educação ambiental. “O intuito é chamar a atenção e conscientizar sobre a responsabilidade e a preocupação que todos devem ter a respeito do descarte correto dos resíduos sólidos, fazendo o recolhimento do lixo produzido e realizando a destinação correta desse material”, explica a presidente da Adema, Deborah Dias.


A mobilização acontecerá na área externa do Bar Solarium, (na Rodovia dos Náufragos, vizinho ao bar da Mirian), das 8h às 11h.Além da participação de estudantes de escolas da capital e da sociedade civil, o Praia Viva reunirá importantes parceiros, como o Projeto Mamíferos Aquáticos, Projeto Tamar, Eneva, ICMBio, Ibama, Deso, Maratá e Corpo de Bombeiros, para um movimento em defesa dos oceanos.

20 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page