top of page
Vista aérea do rio

Blog

Professor Assis foi agraciado com o Prêmio “Flávio Terra Barth” da ABRHidro

O Prêmio tem como objetivo reconhecer a atuação de pessoas ou instituições que tenham se destacado por contribuições significativas para a gestão e aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos. E é concedido a cada dois anos durantes os Simpósios Brasileiros de Recursos Hídricos da ABRHidro.

A escolha do vencedor do Prêmio Flávio Terra Barth foi realizada por um Comitê formado por Diogo Buarque, Diretor de eventos da ABRHIdro, Mônica Ferreira de Amaral Porto, ex-presidente da ABRHidro, e Ingrid Ingrid Illich Muller, também ex-presidente da Associação.


O prêmio é constituído de um certificado e uma escultura, que obedece rigorosamente ao projeto da peça original. A cerimônia de entrega do Prêmio Flávio Terra Barth é um dos momentos mais emocionantes e significativos dos Simpósios Brasileiros de Recursos Hídricos.


Quem foi Flavio Terra Barth: Nascido em Itapetininga (SP) em 1942, deixou-nos precocemente no ano 2000, legando ao País uma  contribuição de significado transcendental. Aos que tiveram a felicidade de conhecê-lo, os sentimentos são sempre plenos de admiração, respeito, gratidão e carinho.


Formou-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica em 1966. Recém formado, ingressou no Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo onde aposentou-se em 1996.  De início dedicou-se a funções técnicas como residente de obras em sedes regionais do DAEE, passando posteriormente para etapas de projeto e planejamento.


Flavio tinha uma visão muito clara a respeito do papel da ABRHidro na questão de recursos hídricos. A Associação, antes de tudo, deveria ser um fórum em que a sociedade pudesse discutir livremente suas ideias, expor divergências e conflitos para procurar caminhos que melhor atendessem os interesses da sociedade. As manifestações públicas da Associação deveriam ser sempre fundamentadas nos princípios que regem o aproveitamento múltiplo sustentável e racional dos recursos hídricos.


Durante anos seguidos Flavio foi responsável pela Comissão de Recursos Hídricos da ABRHidro. Nesta condição organizou eventos, encorajou debates, participou e contribuiu com realizações que hoje já fazem parte da história do setor de recursos hídricos do país.

53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page