top of page
Vista aérea do rio

Blog

Primavera X convoca jovens para mutirão nacional de cuidado com as águas do Brasil

A ONG LiveLab se une novamente a Agência Nacional de Águas e de Saneamento Básico (ANA) para mobilizar jovens de todo o país a participarem de gincana socioambiental de cuidado com as águas de seus territórios.

A Primavera X é uma gincana socioambiental para mobilizar adolescentes e jovens de todo o país a cuidarem dos mananciais e corpos d’água de seus territórios e colaborarem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) desenvolvidos pela Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU).


A parceria entre a LiveLab e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) já aconteceu em 2018 e 2019. Na 5° Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente resultou na criação da Primavera X que foi uma adaptação do game social Jornada X desenvolvido pela Livelab.


Essa ação foi apoiada pelo Ministério de Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas, Livelab, Coletivos de Jovens pelo Meio Ambiente (CJs), Governo Federal, Instituto Alana e outras instituições envolvidas com a temática. A colaboração gerou bons frutos e reuniu professores, estudantes e comunidades para pesquisar, mapear, dialogar, refletir e propor ações de intervenção sobre as questões socioambientais a partir do seu território.


No dia 21 de agosto de 2023 a Livelab juntamente com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) lançou o chamado da Primavera X 2023 no XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Natal. Um vídeo que traz a narrativa do jogo e um chamado urgente à ação coletiva pela preservação deste bem vital e abre a campanha de divulgação desta edição da Primavera X, que acontece entre setembro e outubro de 2023.


A primeira missão do jogo Jornada X - Operação Primavera será disponibilizada no dia 18 de setembro no site primaverax.org.br, plataforma da LiveLab onde jovens de todo o país poderão participar do jogo que tem como objetivo mobilizar escolas, grupos e comunidades para a realização de missões semanais com o foco na conservação das águas do país.

"Assim, toda a sociedade é convidada a participar da Primavera X. Professores podem ser jogadores, masters e contribuir com a mobilização, realização de tarefas e no cuidado com os adolescentes e jovens. Já as escolas podem ceder recursos humanos e físicos para o cumprimento das metas. As prefeituras locais também podem apoiar, permitindo que as crianças realizem suas missões em espaços públicos, assim como empresas e instituições podem favorecer, doando materiais e ampliando cada vez mais as ações", explica Edgard Gouveia, desenvolvedor do jogo.

Nas diferentes etapas, eles são orientados a buscar ajuda e conhecimento com professores, pais e responsáveis. Dessa forma, qualquer pessoa interessada em colaborar com a preservação das águas em nosso país pode participar dessa jornada. Para isso, é necessário fazer uma inscrição no site da Primavera X, criar uma X Liga - que é um grupo de pessoas dispostas a realizar as missões de cuidado com as águas -, e começar a mobilização.


As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://primaverax.org.br/.


A metodologia da Primavera X foi desenvolvida pela Livelab, uma organização sem fins lucrativos, um laboratório vivo de inovação social que desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva. Essa organização tem o intuito de promover meios que despertem e libertem o espírito criativo e empreendedor de indivíduos e comunidades para que promovam iniciativas de transformação local e inspirem outros e outras realidades a replicarem esta prática, contribuindo, assim, para um impacto em escala.


A ideia de laboratório aqui apresentada não se refere a um espaço físico, limitado ou composto por instalações e equipamentos para pesquisas científicas. A Livelab, motivada pela potencialidade do ser humano em coletivo, é um espaço em movimento – vivo – criado para a invenção, experimentação e compartilhamento de conhecimentos, práticas e tecnologias que fomentem o desenvolvimento interpessoal e coletivo.


Tais dispositivos desenvolvidos pela associação – jogos e jornadas – são ferramentas potencializadoras para a mobilização comunitária, a transformação social e o desenvolvimento de lideranças. Nesse sentido, compreendemos que a dinâmica dos jogos e das tradicionais gincanas comunitárias, ampliadas pela atual tecnologia conectada à internet e às redes sociais, são poderosos instrumentos para a mobilização e o engajamento da sociedade civil em torno de causas sociais.


Sites:

www.primaverax.org.br

www.instagram.com/jornadax


Contato:

contato@jornadax.com.br


Realização:

LiveLab


Contato para imprensa:

Gislayne Melo - gislayne@livelab.org.br

(11) 950314911


11 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page