top of page
Vista aérea do rio

Blog

Nota Técnica – O impacto em edificações causado pela cheia do Rio Taquari-Antas

Nota Técnica – O impacto em edificações causado pela cheia do Rio Taquari-Antas: estimativa preliminar e diretrizes para ações de adaptação e resposta

Nota Técnica redigida pelo GESPLA apresenta resultados preliminares e explica materiais e métodos utilizados para estimar o impacto da cheia sobre edificações no Vale do Rio Taquari-Antas.


Resumo da Nota Técnica:

Esta Nota Técnica apresenta os métodos e resultados de uma estimativa preliminar de edificações atingidas pela enchente do Rio Taquari-Antas entre 4 e 5 de Setembro de 2023. Foram cruzadas informações de edificações mapeadas por inteligência artificial e a mancha de inundação mapeada por sensoriamento remoto. Dados topográficos também foram utilizados. Os resultados consistem em quantitativos das edificações atingidas e do grau de submersão das edificações. Estima-se que em torno de 10 mil edificações foram afetadas nos municípios avaliados. O município de Estrela teve o maior número absoluto (2,7 mil) e Muçum o maior percentual relativo (35%). Do total de edificações atingidas, 67% apresentou um grau de submersão grave. Os resultados apresentados podem ser utilizados para fins de planejamento de políticas públicas, no auxílio à estimativas de danos em caráter preliminar e custos de adaptação.


Prévia das cartas de edificações atingidas:

Acesse a íntegra da Nota Técnica em PDF:


Planilha das estatística por municípios:


FONTE: GESPLA



57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page