Não perca o próximo Hidrotalk - Sem medição, sem gestão: a relevância do monitoramento na Ciência Hidrológica
- Comunicação ABRH
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Webinar será transmitido ao vivo, dia 24 de junho, 17h, pelo YouTube da ABRHidro
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) convida toda a comunidade de associados, acadêmica, técnica e interessada em recursos hídricos para o próximo Hidrotalk promovido pela Comissão Técnica Jovem.

O webinar, que será realizado ao vivo no dia 24 de junho, às 17h, no canal da ABRHidro no YouTube, traz um tema pulsante, urgente e emergente: “Sem medição, sem gestão: a relevância do monitoramento na Ciência Hidrológica”. O evento 100% online, gratuito, sem necessidade de inscrição, abordará o papel vital do monitoramento hidrológico e hidrogeológico frente ao cenário atual da ciência, onde há uma crescente valorização de análises e modelagens, mas um declínio nas iniciativas de geração de dados primários.
A discussão visa resgatar a importância da coleta de dados em campo como base essencial para estudos técnicos e decisões de gestão hídrica mais eficientes e fundamentadas.
Participam da conversa:
Davi Melo – Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pós-graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atuou como pesquisador visitante na Universidade do Texas, em Austin (EUA), entre 2015 e 2016. É professor da UFPB desde 2018, lotado no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da mesma instituição desde 2023.
Carolina Quaggio – Engenheira Ambiental, mestre e doutoranda em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro. É membro do Laboratório de Recursos Hídricos e Isótopos Ambientais (LARHIA) desde 2018. Atua nas áreas de hidroquímica, isótopos ambientais, modelagem do ciclo hidrológico e gestão de recursos hídricos. Realizou estágio de pesquisa no exterior na Washington State University, em Pullman, nos Estados Unidos.
Fernanda Souto – Geóloga formada pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) em 2022, é doutoranda e bolsista FAPESP no Projeto Soluções Integradas para Cidades Resilientes (SACRE), onde pesquisa estratégias para aumentar a resiliência urbana frente às mudanças climáticas. Possui experiência acadêmica, em consultorias ambientais e em divulgação científica, atuando nas áreas de hidrogeologia, hidrogeoquímica, modelagem geológica e de plumas de contaminação, além de remediação ambiental.
A moderação ficará por conta de José Gescilam, doutorando na Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com foco em impactos das mudanças climáticas e do uso do solo nas interações entre rios e aquíferos no Brasil.
Além do debate, o evento também irá divulgar o próximo Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), com destaque para a sessão dedicada ao monitoramento e geração de dados.
Não perca! Acesse no horário marcado: Associação Brasileira de Recursos Hídricos
コメント