top of page
Vista aérea do rio

Blog

Mestrado profissional c/ foco no ensino das Ciências Ambientais está c/ inscrições abertas até 20/01

Mestrado profissional com foco no ensino das Ciências Ambientais está com inscrições abertas até o dia 20



Os(as) interessados(as) em concorrer a uma das 20 vagas para o Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), Polo da Universidade de Brasília (UnB), podem se inscrever até 20 de janeiro, uma sexta-feira. O processo seletivo acontecerá com base no Edital nº 2/2022 e as inscrições podem ser enviadas por meio do link inscricaoposgraduacao.unb.br.


O objetivo do PROFCIAMB é possibilitar a formação continuada de professores da educação básica em nível de mestrado profissional. Além disso, a ação é uma ponte entre ANA, universidades e escolas de educação básica, que busca apoiar temas de pesquisas em Ciências Ambientais – especialmente os relacionados à água – para que alcancem os(as) alunos(as) das redes municipais, estaduais e escolas técnicas federais. Portanto, é um programa para a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didáticos e metodológicos relacionados às questões socioambientais.


A UnB oferece duas linhas de atuação: Ambiente e Sociedade, assim como Recursos Naturais e Tecnologia. Na linha de Ambiente e Sociedade, há dois temas principais das pesquisas: Interdisciplinaridade e Ensino em Ciências Ambientais; e Sociedade e Meio Ambiente. Já na linha Recursos Naturais e Sociedade, estão previstos como temas principais das pesquisas: Recursos Hídricos, Ambiente Biofísico e Geoprocessamento; e Cerrado e Recursos Naturais.


Segundo o cronograma do processo seletivo, a homologação das inscrições está prevista para ser divulgada em 23 de janeiro. O resultado final da seleção será publicado em 28 de fevereiro, às 17h30, no site do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB: www.cds.unb.br.


Para mais informações sobre a seleção, acesse o site do CDS da UnB ou entre em contato pelo e-mail profciamb@unb.br.


O PROFCIAMB

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2015, o PROFCIAMB deu início a suas atividades no ano seguinte tendo como foco a formação de 250 educadores e professores da rede de ensino básico em todo o País na temática da água. O Programa já formou 341 mestres e a expectativa é que sejam diplomados mais de 500 professores como mestres.


Nesta iniciativa a ANA investiu mais de R$ 3 milhões, o que inclui ainda a oferta de quase 3 mil vagas em curso de extensão com tutoria e a produção de material didático/curso para serem disponibilizados no Portal de Capacitação da ANA. Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos.


Participam da Rede PROFCIAMB nove universidades públicas, abrangendo todas as regiões brasileiras: Universidade de São Paulo (USP), que coordena a rede nacional; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de Brasília (UnB).


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

17 visualizações