top of page
Vista aérea do rio

Blog

MCTI nomeia diretor para área de clima e sustentabilidade

Osvaldo Moraes vai reforçar atuação da pasta na relação entre mudança do clima e eventos climáticos extremos

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nomeou o físico Osvaldo Moraes para dirigir o Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos. Com a nomeação, publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (19), Moraes fica automaticamente exonerado do cargo de diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o qual exerceu pelos últimos oito anos.


Moraes vai reforçar a atuação do MCTI na relação entre mudança do clima, eventos climáticos extremos e estruturação de um plano para aprimorar as ferramentas de prevenção e alerta de desastres.


Físico e doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Moraes realizou o pós-doutorado no Atmospheric Sciences Research Center da SUNY, nos Estados Unidos. É professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao longo da trajetória profissional exerceu os cargos de diretor de Política e Programas Temáticos do MCTI, coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE e diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul.


Atualmente, Moraes também coordena o Comitê Permanente da Organização Meteorológica Mundial (OMM) para Redução de Riscos de Desastres e é membro do Comitê Assessor de Ciência e Tecnologia para as Américas e Caribe, do Escritório da ONU para Redução de Risco de Desastres.


45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page