top of page
Vista aérea do rio

Blog

Lançamento da Campanha AprenderParaPrevenir do Cemaden ocorreu nesta quarta-feira (19)

A cerimônia de lançamento da 7ª edição da campanha do Programa Cemaden Educação será presencial no auditório do MCTI, às 15 horas, em Brasília, e transmissão simultânea on-line. O evento conta, também, com a presença de vários ministérios e instituições que são parceiros da campanha.

“Clima de desastres: tempo de agir!” é o tema da Campanha AprenderParaPrevenir 2023 que foi lançada nesta quarta-feira, dia 19 de julho, às 15 horas, em cerimônia híbrida (presencial e on-line), com a presença da ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no auditório do MCTI, em Brasília, e transmissão pelos canais do YouTube do MCTI e do Cemaden Educação.


Promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do MCTI – por meio do Programa Cemaden Educação, a 7ª edição da Campanha AprenderParaPrevenir contou com as parcerias de cinco ministérios e instituições de atuação nacional - todos voltados à prevenção e redução dos impactos das mudanças climáticas - que também estavam presentes na cerimônia de lançamento.


Parcerias fortalecem a Campanha AprenderParaPrevenir 2023

A campanha deste ano contou com a parceria dos Ministérios da Educação; Meio Ambiente e Mudança do Clima/Diretoria de Educação Ambiental; Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Integração e Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; e Cidades/Caravana das Periferias. Das instituições: Cruz Vermelha Brasileira; do Movimento Escolas pelo Clima e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas/ Divulgação do Conhecimento, Comunicação de Risco e Educação para a Sustentabilidade.


Com a ampliação das parcerias, a CampanhaAprenderParaPrevenir do Cemaden tem a perspectiva de aprofundar a interlocução com a sociedade, ampliando as ações de educação, ciência, cidadania, sustentabilidade e resiliência para a redução dos riscos de desastres. O Programa Cemaden Educação utiliza estratégias educacionais participativas na construção de conhecimentos e intervenções transformadoras.


O Cemaden, desde 2011, monitora, emite alertas e pesquisas na área geo-hidrometeorológicas, como ocorrências de deslizamento de encostas, enxurradas, inundações e secas, em 1.038 municípios brasileiros mapeados com áreas de riscos geo-hidrológicos.


A campanha acontece desde 2016, em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (13 de outubro). A iniciativa busca mobilizar comunidades na construção de conhecimentos e intervenções de Educação em Redução de Riscos de Desastres.


Durante o período da realização da campanha (julho a outubro de 2023), serão realizados webinários, palestras, informações e discussões, nas diversas abordagens sobre o tema, promovidos pelo Cemaden Educação juntamente com cada instituição parceira. A programação e datas serão divulgadas com antecedência.


FONTE: CEMADEN

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page